Compra ou aluguel de carro corporativo?

Compra ou aluguel de carro corporativo?

Na hora de montar a frota da sua empresa, é muito comum surgir a dúvida: vale mais a pena comprar ou alugar os veículos? Embora ambas as modalidades ofereçam vantagens, os benefícios do aluguel de carro corporativo têm levado cada vez mais empresas a optarem pela segunda opção.

Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o número de usuários de aluguel de carros subiu 12,8% na relação com 2020, e a tendência é de que essa alta seja ainda maior em 2022.

Mas, afinal, o que torna o aluguel de carro corporativo tão vantajoso? Confira a seguir o funcionamento desse tipo de serviço e quais são os seus principais benefícios:

Como funciona o aluguel de carro corporativo?

A locação de carros para empresas é um serviço que cede uma quantidade predeterminada de veículos a uma empresa para que ela possa cumprir suas operações diárias. A escolha do carro é feita pelo locatário, que tem a opção de selecionar o número e os modelos dos veículos, de acordo com as suas necessidades.

Nessa modalidade, o aluguel acontece de forma mensal e o contratante conta diversos serviços embutidos, como manutenção e seguro dos veículos.

Dessa forma, em vez de investir na aquisição de uma frota e arcar com as manutenções e despesas dos veículos, a empresa que contrata o aluguel de carro corporativo apenas faz uma locação, no formato e tempo que precisar.

Quem pode optar pelo aluguel de carro corporativo?

O aluguel de carro corporativo pode ser feito por qualquer empresa que necessite de veículos para as suas atividades, seja ela uma empresa pequena, média, ou até mesmo uma transportadora.

Dependendo do tipo de negócio, é possível optar também por um modelo híbrido, em que alguns veículos são locados e outros são próprios.

De forma geral, é a solução mais flexível e prática para empresas que tem a necessidade de disponibilizar frota de carros para suas equipes, trazendo mais conveniência tanto os para gestores quanto para os colaboradores que fazem uso dos veículos

Principais vantagens da locação

Investimento inicial

Ao contrário da compra, o aluguel de carro corporativo não demanda um alto gasto de capital imediato, já que o pagamento da frota alugada é feito de forma mensal.

Burocracias

Quem opta pelo aluguel de carro corporativo pode deixar de lado uma série de burocracias. Dentre elas estão o emplacamento e licenciamento do carro, bem como pagamentos de IPVA e DPVAT.

Manutenção

Quando se opta pela por comprar a frota de carros, a depreciação dos veículos impacta diretamente a empresa, já que os veículos estarão desvalorizados quando forem ser vendidos ou substituídos.

O mesmo acontece com a manutenção, que deixa de ser de responsabilidade da empresa e passa a ser um custo da locadora. Escolher uma empresa séria e responsável é uma garantia de que as equipes estarão utilizando veículos seguros, que constantemente recebem a revisão e manutenção adequadas.

Além disso, se os carros apresentarem algum problema, a responsabilidade pelo reparo também será da terceirizada que oferece os veículos. Enquanto o carro estiver sendo reparado, a empresa ainda pode contar com um veículo reserva.

Seguro

Essa é mais uma das despesas que deixa de ser responsabilidade da empresa quando se opta pelo aluguel de carro corporativo. Manter o seguro em dia e acionar a seguradora quando for necessário são obrigações da locadora.

Foco

Quando a frota é da empresa, perde-se muito tempo resolvendo problemas operacionais e burocráticos relacionados aos veículos. Terceirizando esse segmento, os gestores e os funcionários economizam tempo com questões relacionados à frota e passam a ter mais disponibilidade para focar nas atividades essenciais da empresa.

Agora que você já conhece melhor o sistema de aluguel de carro corporativo, visita o site da Maestro Frota e saiba como nós podemos te ajudar a aderir ao sistema de locação de veículos para a sua empresa!

Fechar Menu