Reduzir custos é um objetivo que está sempre na mira de qualquer empresa, e uma das principais dificuldades na hora de atingir essa meta é conseguir enxugar os gastos sem prejudicar a qualidade do serviço prestado – e não é diferente no caso de frota terceirizada.
Nesse sentido, a terceirização de frota por si só consegue suprir uma boa parte do objetivo. Isso porque, ao terceirizar, a empresa passa a contar com o auxílio de uma prestadora especializada e deixa de assumir os gastos com a depreciação dos veículos, por exemplo, além de poder destinar o capital que antes seria investido na compra de carros para outras partes do negócio.
Embora essa já seja uma economia considerável, existem outras medidas que podem ser adotadas pela empresa após a terceirização, e que possibilitam uma redução de custos ainda mais significativa.
Neste artigo, separamos algumas dicas de como fazer o controle de gastos na frota terceirizada e otimizar ainda mais o seu negócio. Confira a seguir:
Como fazer o controle de gastos na frota terceirizada?
Faça a manutenção preventiva
A manutenção preventiva dos veículos sempre será muito mais eficiente e econômica para a empresa do que a manutenção corretiva. Quando os carros precisam parar para receber consertos de última hora é muito comum que a empresa fique sem o veículo por um período maior de tempo.
Embora as fornecedoras geralmente sejam responsáveis pela manutenção e ofereçam veículos substitutos para aqueles que apresentam problemas inesperados, a empresa precisa contribuir para que esse processo ocorra da melhor forma possível e não gere custos extras.
Desse modo, manter o controle das manutenções preventivas e garantir que elas sejam feitas conforme o cronograma evita gastos inesperados e mantém a frota operando em sua capacidade máxima, fatores que são fundamentais para o controle de gastos na frota terceirizada.
Controle o combustível
Saber quanto os veículos estão consumindo de combustível é outro passo importante para conseguir otimizar a operação. A melhor forma de fazer isso é contar com sistemas de telemetria que monitorem o gasto de cada carro e façam o diagnóstico sobre a adoção das práticas que contribuem nesse sentido.
Depois de ter em mãos um bom relatório sobre a utilização do combustível, é possível alertar os motoristas sobre possíveis falhas que estejam acarretando mais gastos.
Contar com um sistema de gestão sempre atualizado sobre os valores que estão sendo gastos com abastecimento ao longo do mês também colabora para evitar surpresas com os custos e monitorar as despesas em tempo real.
Fique de olho nas multas
Quem vive na estrada dificilmente estará livre de cometer pequenas infrações. No entanto, quando elas acontecem com muita frequência, podem pesar no orçamento da empresa e apresentar risco aos motoristas.
Além disso, condutores que ultrapassam os pontos permitidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por receber muitas multas poderão sofrer suspensões e deixar uma brecha na escala de profissionais na ativa.
Ter um levantamento periódico sobre as multas sofridas pelos condutores da empresa, com detalhamento por placa e profissional, e adotar práticas que os ajudem a evitar essas penalidades é fundamental para o controle de gastos na frota terceirizada.
Conversas sobre direção defensiva, treinamentos e responsabilização dos motoristas que extrapolam as regras com frequência ajudam a reduzir eventuais dores de cabeça com o excesso de multas.
Aposte em rotas inteligentes
Além de ajudar na economiza de combustível, os sistemas de telemetria também são extremamente úteis na criação de rotas eficientes para as empresas.
Através do monitoramento dos trajetos percorridos por cada veículo é possível escolher os mais curtos e que atendem o maior número de clientes possíveis naquela rota.
Esse tipo de sistema também possibilita ao contratante acompanhar a localização dos condutores em tempo real. Dessa forma, é possível perceber eventuais problemas ou emergências com veículos, além de identificar possíveis condutas indesejadas que resultam em desperdício de tempo e recursos.
Conte com os melhores para fazer a sua gestão
Para poder colocar em prática todas as dicas listadas e alcançar a máxima eficiência no controle de gastos na frota terceirizada é preciso contar com uma fornecedora eficiente e dispor das melhores estratégias de gestão disponíveis no mercado. E isso tudo você encontra na Maestro Frotas.