5 dicas para reduzir custos logísticos da empresa

5 dicas para reduzir custos logísticos da empresa

Reduzir gastos para manter a saúde financeira em dia é um objetivo de qualquer empresa, e não é diferente com as os custos logísticos de empresas do setor. O grande desafio diante dessa meta, no entanto, é conseguir fazer isso sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados.

Felizmente existem vários caminhos para se obter uma redução de custos significativa mantendo a excelência das operações. Para isso, algumas práticas precisam ser adotadas e outros velhos costumes devem ser deixados de lado.

5 dicas para reduzir custos logísticos da empresa sem precarizar o fornecimento

Manutenção preventiva

Ter a manutenção dos caminhões sob controle é um dos pontos principais para reduzir custos logísticos da empresa. A manutenção preventiva permite antecipar as falhas e evitar que os motoristas enfrentem adversidades que podem atrapalhar as entregas e interferir na segurança dos condutores.

Com uma manutenção preventiva periódica e planejada, é possível prever melhor os gastos, planejar as paradas dos veículos, reduzir a ociosidade e aumentar a disponibilidade da frota. Ela também permite fazer consertos pequenos antes de eles se tornarem problemas mais onerosos.

Otimização do uso de combustível

Alguns estudos internacionais apontam que as despesas com diesel e gasolina representam cerca de 30% dos custos logísticos de uma empresa. Por conta disso, todo cuidado que puder ser adotado para otimizar o uso desses recursos e economizar com combustíveis merece a atenção das empresas. Alguns deles são:

· Optar por veículos novos e modernos, que consumam menos combustível;

· Monitorar a performance dos motoristas para identificar e orientar condutas equivocadas que resultam em maior gasto de combustível;

· Evitar a sobrecarga dos veículos, o que também faz com que o consumo de combustível aumente.

Planejamento correto das rotas

Rotas eficientes, que distribuam os caminhões da melhor forma possível e evitem a ociosidade dos veículos são imprescindíveis para reduzir custos logísticos da empresa.

Para fazer isso, existem ferramentas e sistemas que facilitam muito a vida dos gestores, e que podem ser adotados para auxiliar no planejamento das rotas. Esse planejamento, por sua vez, deve incluir práticas como roteirização, cálculo de pedágio, gestão de zonas de restrição, cálculo de distâncias e visualização de rotas.

Com as rotas bem planejadas e otimizadas, os gestores ganham tempo, eficiência e, consequentemente, dinheiro.

Investimento em tecnologia

Para todas as práticas que citamos até aqui, a tecnologia pode e deve ser uma aliada dos gestores para reduzir custos logísticos da empresa. Os softwares de gestão de frotas são fundamentais para tornar todo o processo da companhia mais eficiente.

Esses sistemas auxiliam em tarefas distintas como monitorar todos os dados referentes a performance da frota, velocidade média, localização e tempo de parada.

Mas os softwares também podem ajudar os gestores em muitas outras questões, como a gestão de multas e a avaliação do desempenho dos motoristas.

Para que esses sistemas entreguem a melhor performance possível, no entanto, é preciso investir em outros dispositivos e integrar os dados da frota. Sistemas de GPS e telemetria também são fundamentais para monitorar, gerar relatórios e avaliar a performance dos condutores e dos veículos.

Com todos esses dados em mãos, os gestores podem examinar de perto quais são os gargalos da empresa, determinando onde podem enxugar custos e gerar mais lucro.

Cuidado com a legislação

Para quem trabalha com logística, as multas de trânsito são uma realidade. Por mais que se evite cometer infrações, o longo tempo que os condutores passam nas estradas acaba resultando nesse tipo de problema. No entanto, é possível minimizá-las através de algumas práticas:

· Realizar treinamentos e capacitações com os motoristas sobre boas condutas;

· Atentar para o peso correto dos veículos, evitando cair na Lei da Balança;

· Manter as regularizações e documentações dos veículos em dia;

· Pagar as multas sofridas em dia, evitando juros e outros prejuízos;

· Fazer a gestão de multas para conferir a situação de cada motorista.

Gostou das dicas? Todas essas práticas são importantes para reduzir custos logísticos da empresa, e podem ser ainda mais fáceis de serem cumpridas com o suporte de uma empresa especializada no setor. A Maestro Frotas possui toda a experiência e estrutura em terceirização de gestão de frotas para auxiliar a sua empresa a reduzir custos e manter a excelência dos serviços prestados. Acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas.

Fechar Menu