Por dentro da terceirização de frotas pesadas: o que saber?

Por dentro da terceirização de frotas pesadas: o que saber?

A decisão pela terceirização de frotas pesadas é uma das mais importantes na busca por tornar um negócio mais eficiente e sua operação mais otimizada. No entanto, como toda a decisão de impacto, é fundamental ter atenção sobre alguns dos principais pontos sobre como funciona esse modelo.

A partir disso, será mais simples estruturar o plano de migração da frota própria para a terceirizada, estabelecer parâmetros essenciais junto à empresa fornecedora, alinhar KPIs e saber exatamente o que esperar dessa parceria.

Você está analisando terceirizar sua frota? Está considerando soluções para ter uma operação mais produtiva e estratégica? Então, continue a leitura e fique por dentro dos principais aspectos relacionados à terceirização de frotas pesadas.

Como é a eficiência das frotas pesadas terceirizadas?

Elevar a eficiência é um dos principais motivos que fazem com que cada vez mais empresas decidam pela terceirização de frotas pesadas.

Esse modelo é associado a um ganho de eficiência por uma série de motivos. Isso inclui obter o máximo de desempenho com custos controlados em sua operação, ter mais resultados sem precisar elevar de forma exorbitante seus custos, extrair o máximo de valor de seus ativos, entre outras maneiras.

Há perda ou ganho de controle com a terceirização de frotas pesadas?

Essa é uma das principais questões que rondam a mente dos gestores quando avaliam terceirizar ou não suas frotas.

Isso porque muitos ainda acreditam que terceirizar significa perder o controle de sua frota. No entanto, na verdade, a terceirização não significa abrir mão do controle – pelo contrário.

Com esse modelo, além dos veículos, você terceiriza as dores de cabeça, atividades de baixo valor estratégico e tarefas burocráticas. Assim, sobrará mais tempo para se dedicar a controlar os aspectos realmente centrais para o sucesso do negócio, o que possibilita que o gestor tenha um nível de controle muito maior do que com a frota própria.

Quais são as responsabilidades internas e externas nesse modelo?

Outro ponto importante para a decisão pela terceirização é compreender como são alocadas as responsabilidades da empresa contratada e da contratantenesse modelo.

Entre as funções da parceira contratada, podemos destacar:

● Aquisição e regularização dos veículos pesados;

● Contratação e operacionalização de atividades associadas ao seguro veicular;

● Compra de peças de reposição para a frota;

● Administração dos processos para obtenção das licenças necessárias para os veículos trafegarem;

● Manutenção dos veículos terceirizados.

Quanto às responsabilidades mais diretamente relacionadas à empresa que contrata a terceirização de frotas, podemos destacar:

● Fazer interface e gerenciamento da prestação de serviço da empresa parceira;

● Gerenciar o escopo estratégico da operação de frotas pesadas;

● Garantir o cumprimento das normas cabíveis;

● Focar no core business e na maior geração de valor para o negócio.

Como é possível reduzir custos com a terceirização?

Controlar e diminuir os custos é um desafio recorrente na gestão de frotas pesadas. Afinal, a aquisição e renovação de veículos pesados representa um alto investimento. Isso, aliado ao custo associado ao fator depreciação de um ativo de alto valor, torna difícil em um modelo de frota própria obter reduções realmente impactantes no orçamento.

Já com a terceirização de frotas pesadas, ganha-se uma tração para rever de forma ampla os gastos e como alocar os recursos para potencializar o retorno sobre os investimentos feitos.

Pense no seguinte: como seria para a sua empresa obter uma redução de custos de até 25%? Seria possível reinvestir no negócio? Escalar sua operação? Aproveitar novas oportunidades?

Conforme nossos estudos, esse percentual de economia pode ser alcançado com a terceirização de frotas pesadas.

E há muitas maneiras pela qual as frotas terceirizadas podem diminuir os gastos em sua empresa, incluindo:

● Não será preciso investir na compra e renovação de veículos pesados;

● Haverá ferramentas para otimizar o uso do combustível e reduzir esse gasto;

● Taxas e impostos também poderão ser reduzidos;

● Ocorrerá a eliminação do custo da ociosidade, comum nas frotas próprias;

● Investimentos com tecnologia, que será fornecida pelo parceiro, também serão diminuídos.

Como é o acesso a tecnologias de rastreamento?

Operações com frotas pesadas geralmente cobrem uma ampla região geográfica. Gerenciar e garantir o controle dos veículos nesse tipo de trabalho torna-se um desafio ainda maior.

A terceirização de frotas pesadas, entretanto, pode ajudar a vencer esse desafio. Isso acontece porque os melhores parceiros também oferecem tecnologias para rastreamento da frota, dando total visibilidade para a localização e outros fatores associados aos veículos.

Ter acesso a tecnologias de ponta, sem precisar investir constantemente em atualizações, é, portanto, uma das grandes vantagens da terceirização de frotas pesadas.

Como fica a questão da sustentabilidade com a terceirização de frotas pesadas?

Essa é uma preocupação cada vez maior para governos, empresas e clientes. E, claro, uma questão importante para orientar a decisão pela terceirização de frotas pesadas.

Saiba que, com a terceirização, é possível desenvolver uma operação mais sustentável e com menos impacto ambiental. Isso acontece de diversas maneiras, entre as quais estão:

● Minimizar desperdícios e seus impactos, com um maior controle sobre os ativos;

● Ter um melhor dimensionamento da frota, eliminando o efeito prejudicial que ocorre com a ociosidade dos veículos;

● Manter uma frota moderna, com veículos mais eficientes e que geram menor impacto;

● Ter acesso a tecnologias que permitem uma otimização de rotas, o que diminui o uso de combustível e seus impactos no meio ambiente;

● Garantir a manutenção em dia, evitando problemas como motores defeituosos e pressão insuficiente nos pneus, que contribuem para uma maior emissão de gases poluentes;

● Ter à disposição veículos elétricos e híbridos para incorporar às frotas pesadas terceirizadas.

Agora que você está por dentro das principais questões associadas à terceirização de frotas pesadas, é hora de avançar em sua decisão. Se você tem alguma outra dúvida ou quer obter uma proposta, entre em contato com a equipe da Maestro Frotas.

Fechar Menu