Outubro Rosa: cuidados que salvam vidas

Outubro Rosa: cuidados que salvam vidas

Normalmente, trazemos dicas de conscientização sobre gestão de frota, para prevenir problemas na operação e de diagnósticos para otimizar resultados e a saúde financeira da empresa.

Hoje, também falaremos sobre dicas de conscientização, prevenção e importância do diagnóstico precoce. Porém, não para a saúde da empresa – mas das pessoas. É chegado o mês de outubro e, com ele, o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama com o Outubro Rosa.

Importância do Outubro Rosa

Outubro é mundialmente conhecido como o mês em que ocorrem as ações relacionadas à conscientização e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. E isso é de extrema importância.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Por isso, é tão importante desmistificar e esclarecer algumas questões e buscar formas de incentivar a realização do exame clínico e da mamografia.

E a boa notícia é que isso tem trazido resultados: conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), outubro é o mês no qual mais se fazem diagnósticos de câncer de mama.

Surgimento da campanha

A campanha do Outubro Rosa ocorre desde os anos 1990 para compartilhar informações e conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre câncer de colo do útero. Com isso, busca-se contribuir para diminuir os índices de mortalidade associados a essas condições e incentivar diagnóstico mais precoce.

A fita rosa é o símbolo internacional desse movimento. Ela foi utilizada pela primeira vez em 1991, quando a Susan G. Komen Foundation distribuiu fitas cor de rosa aos participantes de sua corrida em Nova York por sobreviventes do câncer de mama.

O câncer de mama

O câncer de mama é a doença em que células malignas (câncer) se formam nos tecidos da mama. O câncer de mama começa nas células da mama como um grupo de células cancerosas que podem, então, invadir os tecidos circundantes ou se espalhar (metástase) para outras áreas do corpo.

Entre o público feminino, esse é o tipo de câncer que mais causa mortalidade. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta que, em 2020, mais de 66 mil novos casos sejam diagnosticados. Cabe salientar que essa é uma doença que também acomete homens, porém, em proporção menor – representando somente 1% do total de casos.

Redução dos fatores de risco para câncer de mama

O surgimento do câncer de mama é multifatorial, podendo ter origem em diversas causas. Algumas dessas causas podem ser gerenciadas para reduzir os riscos de a doença se manifestar.

Por exemplo, conforme dados do Ministério da Saúde, em torno de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. Isso inclui praticar regularmente atividades físicas, ter uma alimentação saudável, limitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, não ficar acima do peso, entre outras.

A importância da mamografia para diagnóstico precoce

Uma das grandes mensagens compartilhadas pelas campanhas de Outubro Rosa é que a mamografia é uma grande aliada para diagnóstico precoce e para se aumentar as chances de sucesso dos tratamentos.

Isso porque as mamografias realizadas regularmente são a melhor maneira de detectar o câncer de mama precocemente, quando é mais fácil de tratar e antes de progredir.

Ainda, conforme o Instituto Oncoguia, a identificação precoce do câncer de mama está diretamente associada a melhores projeções de cura, visto que 95% dos casos diagnosticados em fase inicial apresentam chance de cura.

Por tudo isso, o exame anual de mamografia é tão incentivado para mulheres acima de 40 anos, sendo o principal método de rastreamento da doença. Além da mamografia, também é importante incluir na rotina de autocuidados o autoexame das mamas.

Diante disso, hoje, mais do que dicas para cuidar da frota da empresa, a Maestro vem trazer essa dica de cuidado com a saúde das mulheres. Fazer o exame de mamografia é fundamental e pode salvar vidas.

Fechar Menu