Manutenção preventiva em frotas agrícolas terceirizadas

Manutenção preventiva em frotas agrícolas terceirizadas

Em um segmento com margens de lucro mais curtas, o uso de máquinas agrícolas terceirizadas é uma opção bastante procurada por empresários rurais que precisam aumentar a produção sem ter que adquirir equipamentos próprios.

Mas assim como ocorre com uma frota própria, as frotas terceirizadas também podem apresentar queda de produtividade e de reputação por falta de manutenções preventivas.

Entenda qual é a importância da manutenção preventiva em frotas agrícolas terceirizadas e em quais períodos elas devem ser feitas para que estejam prontas para que sejam alugadas pelo produtor rural.

Entendendo a importância da manutenção preventiva em frotas agrícolas terceirizadas

Por definição, a manutenção preventiva é um procedimento que tem a função de evitar (ou prevenir) uma falha em qualquer tipo de máquina.

Partindo dessa definição, ela deve ser feita sempre antes que um problema aconteça. Com isso, a máquina estará sempre disponível e apresentará menor número de falhas durante o funcionamento. Consequentemente, as tarefas na lavoura não serão atrasadas.

Diante disso, a manutenção preventiva funciona como um check-up da máquina. Nele, as condições das peças e dos sistemas são avaliadas preventivamente. Essa medida dá uma ideia da situação atual do equipamento e da chance de ocorrerem falhas durante a operação.

Além disso, a manutenção preventiva é adotada para diminuir ao máximo as chances de problemas que comprometam a operação da máquina. Isso evitará a necessidade de manutenções corretivas e de custos mais altos pela urgência dessa manutenção.

Para frotas agrícolas terceirizadas, a necessidade de manutenções preventivas é exatamente a mesma. Afinal, uma empresa que não prioriza o bom funcionamento de suas máquinas, pode fazer com que elas não estejam disponíveis para quando um cliente precisar, perdendo dinheiro e reduzindo sua reputação.

Benefícios das manutenções preventivas de frotas terceirizadas

Uma empresa que tem máquinas agrícolas para alugar deve considerar que existem diversos tipos de equipamentos em seu catálogo de soluções. Consequentemente, as manutenções são específicas de cada uma delas.

Mas, os benefícios das manutenções preventivas de frotas agrícolas terceirizadas são os mesmos, independentemente do tipo de máquina.

Assim, de forma geral, os benefícios de implantar um programa de manutenção preventiva também para frotas agrícolas terceirizadas são:

  • Diminui a possibilidade de falhas técnicas e quebras durante a operação à campo;
  • Aumenta a vida útil da máquina;
  • Evita o tempo de máquina parada e prejuízos ao produtor rural;
  • Diminui risco de perdas na lavoura, principalmente pelo não cumprimento das tarefas no momento correto, como colheita, fertilização ou aplicação de defensivos;
  • Aumenta a eficiência do processo produtivo;
  • Potencializa a produção do produtor rural;
  • Diminui gastos extras à empresa de terceirização, principalmente por evitar quebras e retrabalho;
  • Aumenta a segurança do operador.

Especificamente para a empresa de terceirização de máquinas agrícolas, a manutenção preventiva aumenta a eficiência dos processos ao evitar perdas da cultura, de combustível, de tempo, de mão de obra e de insumos.

Além disso, este procedimento preventivo garante um menor custo operacional das máquinas, principalmente em comparação com manutenções corretivas. Isso aumenta o lucro tanto do produtor quanto da empresa de terceirização.

Qual é o melhor momento para realizar a manutenção preventiva?

A demanda de contratação de maquinários agrícolas terceirizados é bastante variável ao longo do ano agrícola, variando de acordo com sua função.

Com base nisso, as manutenções preventivas podem ser planejadas para períodos em que a máquina não está em uso.

A recomendação é realizar essas manutenções um pouco antes de sua entrada no campo. As semeadoras, por exemplo, são usadas no início da safra e da segunda safra, portanto devem estar aptas para uso antes deste período.

As colhedoras, por sua vez, são usadas ao final do ciclo de cada cultura no campo, devendo estar com a manutenção em dia o mais próximo possível da etapa de colheita.

O importante é planejar a manutenção de cada maquinário com tempo hábil para execução de uma manutenção cuidadosa e da compra de possíveis peças que exigem uma troca programada.

Dessa forma, os seguintes pontos devem ser considerados para a realização de uma manutenção preventiva mais efetiva de frotas terceirizadas:

  • Defina a época ideal de manutenção preventiva, considerando o uso da máquina;
  • Considere o tempo de execução da manutenção;
  • Conheça o custo de manutenção;
  • Considere a necessidade de peças em estoque;
  • Tenha mão-de-obra especializada.

Assim, ao fazer a manutenção de suas máquinas agrícolas terceirizadas, considere todas essas etapas e faça um bom planejamento para economizar com este procedimento tão importante para uma empresa de terceirização e para o produtor rural.

Para saber mais sobre a gestão de frotas agrícolas e locação de veículos, acesse o site da Maestro Frotas.

Fechar Menu