Financiamento de carro para empresa ou aluguel?

Financiamento de carro para empresa ou aluguel?

Ao ter a necessidade de ampliar a frota de veículos para a sua operação, existem diferentes opções que podem ser consideradas. O financiamento de carro para empresa ou o aluguel de veículos para pessoa jurídica, por exemplo, são duas alternativas que apresentam aspectos próprios a serem ponderados nessa avaliação, especialmente financeiros.

Mas, nessa hora, quais fatores devem ser levados em consideração? Em quais aspectos o aluguel ou o financiamento podem ser vantajosos para a sua frota empresarial?

No artigo de hoje, falaremos mais sobre quais as principais características trazidas por esses dois modelos. Estrategicamente, vale mais a pena financiar ou alugar? Com essas informações, sua gestão de frota poderá avaliar a melhor tomada de decisão, evitando problemas e prejuízos futuros. Confira mais a seguir.

Como é o processo do financiamento de carro para empresa?

Na prática, o procedimento para o financiamento de carro para empresa não se difere muito da compra por pessoa física. Requisitos como documentação, análise de crédito e liberação do banco são exigidos de maneira semelhante. 

A diferença do financiamento de carro para empresa está, claro, nos comprovantes de CNPJ ou contrato social que autorizem a negociação B2B.

Além disso, comprovações da saúde financeira da organização também podem ser requisitadas para a avaliação e liberação de crédito.

Quais são as particularidades do financiamento de carro para empresa?

Um destaque entre as vantagens em realizar um financiamento de carro para empresa está no desconto comumente ofertado. Revendedoras e montadoras costumam oferecer planos visando facilitar a aquisição, especialmente em casos de uma larga escala de carros.

Dependendo das condições, é possível ter um desconto maior. Em uma matéria da Auto Esporte, por exemplo, registrou-se variação de descontos de 4% até 27%. Tudo depende da quantidade e dos modelos.

A reportagem também destaca possibilidades de desconto exclusivas para negócios de pequeno porte e empresas especializadas em frota.

Como já mencionado, o aspecto financeiro é importante. O financiamento de um carro por meio do CNPJ vincula esse veículo a seu negócio. Isso significa que, mesmo em casos de venda ou falência da empresa, o carro permanece no nome de sua organização.

Da mesma forma, a inadimplência do pagamento de impostos – como IPVA, DPVAT e licenciamento – poderá incorrer em uma negativação para futuros empréstimos.

Outra característica a ser evidenciada sobre o financiamento de carro para empresa está nas leis estaduais e regras da montadora. É exigido que o carro permaneça no mínimo 180 dias em nome da companhia. Descumprir o período pode trazer problemas para compras futuras com o CNPJ na fabricante.

Quais são as principais vantagens no aluguel de carro para a empresa?

Ao alugar um ou mais veículos, a estratégia da sua empresa deve estar mais alinhada à contratação de um serviço. Afinal, a locação de um veículo não o vincula em termos de posse ao seu CNPJ, o vínculo principal será entre a empresa e a locadora de carros.

Outra vantagem do aluguel está na diminuição de custos internos. Serviços de manutenção e custos operacionais podem ser reduzidos, até mesmo fazendo parte do pacote de serviços disponibilizados pela empresa parceira.

Dessa forma, a organização que busca uma relação mais benéfica entre custo-benefício que não envolva arcar com a depreciação de um carro financiado ou com a mobilização de seu capital pode ter na frota terceirizada uma vantagem significativa.

Alugar é a opção mais vantajosa em relação ao financiamento de carro?

Considerando que o financiamento de carro para empresas é uma prática comum do mercado, como essa opção se apresenta estrategicamente? Em quais situações o financiamento de um veículo pode ser ideal frente a opções de aluguel de carros? Tudo depende, claro, de seu objetivo em relação à frota, operação e gestão de caixa.

Visto que a vantagem de descontos tem maior impacto pela quantidade, o financiamento pode ser uma opção dependendo do preço a ser disponibilizado.

Em contrapartida, a locação de um carro permite que você possa ter maior liberdade em relação aos modelos e categorias de veículo. Isso faz com que o financiamento só valha a pena se seu negócio realmente necessita de determinado modelo e que seu desconto seja alto o bastante para justificar sua aquisição para uma frota própria.

Ainda tem dúvidas em relação ao modelo ideal para a sua empresa? Quer conhecer outras vantagens que a terceirização de frota pode trazer para sua estratégia de gestão de frota? Confira as soluções da Maestro Frotas e alavanque a rentabilidade de seu negócio.

Fechar Menu