Como ter o crescimento da frota de veículos sustentável?

Como ter o crescimento da frota de veículos sustentável?

A sustentabilidade tem como princípio atender as necessidades do presente sem prejudicar o futuro, promovendo o uso dos recursos naturais de forma consciente. Se há alguns anos esse conceito parecia uma preocupação de alguns nichos específicos da sociedade, hoje ele é uma prioridade global, especialmente para a indústria. Dessa forma, investir no crescimento da frota de veículos sustentável é mais do que uma tendência, mas uma necessidade.

A boa notícia é que além de ser excelente para o meio ambiente, os investimentos em sustentabilidade oferecem diversos benefícios para as empresas. Isso porque eles permitem reduzir o consumo de combustível, aumentar a durabilidade das peças e ainda gerar admiração nos clientes. E, como sabemos, menos combustível e menos custos com manutenção são fatores que estão diretamente ligados ao aumento dos lucros e resultados.

Além disso, o mercado está pagando mais nos fretes que adotam práticas sustentáveis, como a utilização de veículos elétricos ou ações para reduzir a pegada de carbono – e isso vale para todos os tipos e portes de companhias.

Para se ter uma ideia dessa valorização, uma pesquisa divulgada recentemente pela Tetra Park mostrou que 73% dos entrevistados comprariam uma caixa de leite com embalagem ecologicamente correta, mesmo que ela custasse mais do que a convencional. A preocupação com o meio ambiente também tem aparecido em diversos estudos como uma prioridade para os brasileiros, ficando atrás somente de questões como violência, educação e segurança.

Nesse artigo a gente te explica como aproveitar essa demanda do mercado e ter o crescimento da frota de veículos sustentável. Confira a seguir!

Preciso investir em carros elétricos?

Não necessariamente. Talvez o uso de carros elétricos e com energia verde seja a primeira imagem que vem à cabeça quando falamos em frota sustentável. E esse pode ser um investimento alto, que muitas empresas não têm condições de arcar. Felizmente, existem diversos outros caminhos mais simples e econômicos para garantir o crescimento da frota de veículos sustentável.

Motoristas conscientes

Capacitar os motoristas da sua frota para tornar otimizar o uso do combustível na estrada pode ser o primeiro passo na jornada por mais sustentabilidade. Aceleração mais lenta, menos tempo de marcha lenta do motor, frenagem mais suave e desaceleração são algumas práticas que devem ser adotadas para diminuir os impactos ambientes. Consequentemente, essas atitudes irão contribuir para reduzir os custos operacionais da empresa.

Frota de veículos sustentável renovada e com as manutenções em dia

Veículos muito antigos e sem a manutenção adequada podem se tornar inimigos do meio ambiente – e do orçamento. Renovar a frota, escolhendo modelos modernos e eficientes, e garantir que todos os veículos em uso estejam recebendo manutenção preventiva é fundamental para diminuir as emissões de carbono e garantir o máximo aproveitamento do combustível.

Se o investimento em veículos híbridos ou elétricos for uma possibilidade do orçamento, esse é um investimento que deve ser considerado, já que os gastos com combustível e reparos, a longo prazo, irão recompensar a despesa inicial. Já a terceirização de frota, com empresas que atentem para esses fatores, pode ser uma saída que engloba todas as medidas citadas até aqui.

Operação otimizada

Uma gestão de frota eficiente, que utilize recursos para otimizar as rotas, identificar e corrigir problemas é primordial na busca pelo crescimento da frota de veículos sustentável.

A implementação da telemática, tecnologia que está por trás dos sistemas que mostram a localização, velocidade e quanto os veículos está gastando, permite que o gestor de frota acompanhe as adversidades antes que elas escalem.

Dessa forma é possível identificar e corrigir problemas que resultam nas emissões de carbono logo no início, além de monitorar e garantir o uso consciente do combustível. Otimizar a operação vai ainda reduzir o tempo das rotas, gerando mais economia e eficiência nos serviços prestados.

Parceria com empresas sustentáveis

Estar associado a empresas que apliquem práticas sustentáveis no dia a dia é mais uma forma de garantir o crescimento da frota de veículos sustentável. Algumas práticas internas das companhias, como as que têm sido adotadas pela Maestro Frotas, ajudam a neutralizar a pegada de carbono. Dentre elas estão a reutilização de água e o plantio de árvores. Firmar parcerias com companhias que priorizam atitudes como essas garante uma postura coerente em todos os processos.

Ficou mais fácil imaginar como ter o crescimento da frota de veículos sustentável da sua empresa? A Maestro Frotas pode te ajudar com cada uma das dicas trazidas nesse artigo. Acesse o nosso site e venha conversar conosco.

Fechar Menu