O motorista é parte vital de qualquer empresa de transporte, e precisa ter mais do que habilidades técnicas em sua qualificação. Ser engajado na sua atividade, responsável e digno de confiança são algumas das atribuições que se espera desse profissional.
Os aspectos éticos e morais do condutor, a forma como ele se relaciona com as equipes e sua relação com temas como o meio ambiente farão toda a diferença na sua prática operacional, afetando desde a saúde financeira até a reputação da empresa.
Nesse contexto, garantir a excelência na atuação dos motoristas é uma medida fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados e o bom funcionamento do seu negócio. Confira 5 formas de qualificar seus motoristas de frota pesada!
Como qualificar seus motoristas de frota pesada?
1. Garanta as principais certificações
Algumas capacitações ficam a cargo dos motoristas, mas existem aquelas que devem ser providenciadas pela empresa. Garantir essas certificações é o primeiro passo para qualificar seus motoristas de frota pesada.
Dentre essas capacitações está a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade). Ela avalia o desempenho das empresas, a segurança das operações, a saúde dos funcionários e a proteção do meio ambiente.
Já o MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos) é um curso especial especializado e obrigatório para condutores de veículos que realizam o transporte de produtos perigosos. Os cursos das regras Transqualit, por sua vez, englobam diversas normas técnicas e são divididos em categorias conforme o tipo de carga.
Esses são somente alguns exemplos das capacitações que a empresa pode e deve fornecer aos seus motoristas.
2. Invista em cursos de direção defensiva
A conduta do condutor ao volante traz diversas consequências para a empresa, desde o gasto do combustível até a aplicação de multas.
Os cursos de direção defensiva capacitam os motoristas para conduzir de modo a evitar acidentes, independente das ações de terceiro.
Investir nesse tipo de formação garante mais segurança aos funcionários que estão na estrada, possibilitando aos condutores prever potenciais situações de risco e perigo no trânsito. Dessa forma, eles conseguem evitá-las e garantir a sua segurança, dos demais condutores e pedestres.
Com menos ocorrência de acidentes e multas, a empresa também economiza e mantém os veículos em funcionamento por mais tempo e com melhor qualidade.
3. Incentive a busca por atualizações
As leis de trânsito, atribuições dos veículos e as boas práticas recomendadas para quem trabalha com transportes mudam frequentemente. Para quem trabalha diariamente com transporte, estar por dentro dessas atualizações é fundamental.
Nesse sentido, o curso sobre a resolução 168 é indispensável para qualificar seus motoristas de frota pesada que atuam com o transporte de passageiros. Ele visa a reciclagem do profissional quanto às normas e procedimentos vigentes com relação ao transporte de cargas e passageiros de forma segura e confortável. Busque atualizações semelhantes também para os condutores de outras modalidades.
4. Proporcione treinamentos para emergências
Sabemos que a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes e outros contratempos, mas algumas situações podem ser inevitáveis na estrada. Nesse contexto, é preciso ter em mente que muitas vezes os condutores estarão completamente sozinhos. Por isso, é imprescindível qualificar seus motoristas de frota pesada para que eles saibam o que fazer em uma situação de emergência
Estar apto para conduzir uma situação de emergência da melhor maneira possível permite que o motorista atue de forma a reduzir danos, preservar a vida e o meio ambiente.
Esse tipo de treinamento envolve exercícios de situações emergenciais, em transporte de passageiros e, também, para o transporte das cargas consideradas perigosas.
5. Valorize a ética pessoal e profissional
Tão importante quanto qualificar seus motoristas de frota pesada quanto às questões técnicos e operacionais é garantir que eles tenham um excelente desempenho ético e profissional no dia a dia.
Procure formações, palestras e oficinas que trabalhem esses valores com os funcionários e tenha certeza de que eles irão se portar da melhor maneira possível diante de situações que exijam deles a confiança que a empresa precisa.
Esse tipo de capacitação em ética pessoal e profissional pode ajudar a reduzir custos com roubos, furtos e mau uso de recursos, melhorando a produtividade do seu negócio.
Ficou interessado em qualificar seus motoristas? Precisa de uma ajuda para começar? Entre em contato com a Maestro Frota e conheça nossos serviços.