Por que a terceirização de frotas pesadas é uma tendência?

A terceirização de frotas pesadas é uma tendência no mercado de logística. Suas diversas vantagens têm se tornado atraentes para os gestores e empresários do ramo. Os benefícios – como menor custo, serviço eficiente, ganho de tempo e outros – fazem com que esta alternativa se torne cada vez mais difundida no mercado.

Terceirizar a frota traz mais tempo para o gestor de frota conduzir as outras atividades internas e estratégias necessárias para a empresa, já que questões burocráticas passam a ser executadas com o apoio do fornecedor de terceirização.

E se você tem receio de perder o controle da frota, não se preocupe: esse é uma forma de se ter um papel ainda mais estratégico e ativo na gestão de frota.

A seguir, saiba mais sobre os fatores que fazem com que a terceirização de frotas pesadas seja uma tendência forte e consolidada.

Como a pandemia acelerou ainda mais a tendência da terceirização de frotas pesadas?

A pandemia fez com que muitos gestores de frota voltassem sua atenção para a terceirização de frotas. É o que indicou a ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. E isso inclui as frotas pesadas.

Muitas empresas perceberam que a terceirização de frotas pesadas poderia ajudá-las a reduzir custos e recuperar seu fluxo de caixa. Ao negociarem seus veículos próprios, puderam equilibrar o caixa e ganhar fôlego. E com a terceirização, perceberam que é possível reduzir e controlar custos com mais facilidade. Além disso, este é um modelo que ajuda a minimizar riscos e incertezas, algo ainda mais visado no cenário atual.

Outro ponto a favor da terceirização de frotas pesadas foi que clientes – sejam eles B2C ou B2B – ficaram mais criteriosos e exigentes sobre seus investimentos. Então, dispor de um veículo moderno, seguro e que ajudará a garantir a entrega da carga no prazo torna-se um diferencial importante oferecido pelo modelo.

E mais: eliminar os custos e desperdícios associados a caminhões ociosos é outro benefício trazido pela terceirização de frotas pesadas.

Além disso, em tempos de pandemia, a necessidade de isolamento tornou o home office uma alternativa comum. As empresas também adotaram o modelo de trabalho híbrido, se dividindo entre o presencial e o trabalho remoto.

A terceirização de frotas pesadas também permite essa forma de trabalho, já que relatórios, acompanhamento da operação em tempo real e o controle das entregas podem ser executados de maneira remota com a tecnologia ofertada pelas empresas parceiras de terceirização.

Benefícios que fazem com que a terceirização de frotas pesadas seja uma tendência

A terceirização de frotas pesadas apresenta inúmeras vantagens que elevam o interesse por este modelo e fazem dele uma tendência. Entre elas, está o acesso à tecnologia de última geração e de alta performance garantindo, por exemplo, que o gestor de frota pesada possa rastrear em tempo real os veículos e rotas, possíveis infrações feitas pelos condutores e até quais recursos são acionados durante o trajeto – como o para-brisas.

Com a terceirização de frotas pesadas, os gestores não vão precisar ter custos tão altos envolvendo aquisição e renovação de frotas, manutenção corretiva de caminhões antigos e outros.

Essa forma de conduzir a sua operação permite ainda que, por meio do pagamento de um valor fixo mensal, diversos serviços – desde a manutenção dos veículos à gestão de documentação – sejam executados com o apoio da empresa de terceirização de frotas pesadas.

A terceirização de frotas pesadas permite também que o gestor aumente a quantidade de serviços e fretes oferecidos aos clientes. Isso porque a parceira de terceirização conta com veículos de diferentes tipos e modelos que poderão ser utilizados no contrato fixo ou acertados como veículos reservas ou emergenciais. Assim, a escalabilidade e o crescimento do seu negócio são facilitados com a terceirização.

Como vimos, há diversos motivos que fazem com que a terceirização de frotas pesadas seja uma tendência que veio para ficar.

Se sua empresa ainda mantém frota pesada própria, converse com um consultor da Maestro Frotas para descobrir todos os ganhos que sua operação pode obter em um modelo de terceirização.

 

Fechar Menu