A plotagem é uma técnica de impressão em grandes formatos, utilizada para personalização com imagens de alta qualidade. A plotagem de frota terceirizada, portanto, é uma forma de customizar os veículos terceirizados com a marca e mensagens de sua empresa.
Essa é uma alternativa bastante utilizada para organizações que buscam um novo nível de padronização e identificação visual de sua frota, mesmo quando ela não é própria.
Mas será que realmente vale a pena fazer a plotagem de frota terceirizada? Continue a leitura e saiba mais sobre este tema.
Quais os benefícios associados à plotagem de frota?
Em empresas com negócios baseados na operação de frota, os veículos circulam diariamente, sendo vistos por um grande número de clientes em potencial. A plotagem de frota é uma forma de utilizar esse potencial a favor da organização, divulgando sua marca enquanto os veículos fazem entregas, estão estacionados em sua área de abrangência geográfica, circulam por diferentes pontos nos quais são vistos por outros motoristas, pedestres, etc.
Assim, esse tipo de personalização transforma os veículos em espécies de outdoors móveis, tendo como benefícios potenciais:
- Causa uma impressão de profissionalismo;
- Serve como divulgação móvel da empresa por onde seus veículos circularem;
- Torna a marca da companhia mais conhecida nos mercados em que ela atua;
- Ajuda a proteger a pintura dos veículos contra arranhões e desgastes naturais;
- Contribui para minimizar situações como furtos e roubos, já que a identificação do veículo é evidente;
- É uma forma mais acessível de se fazer publicidade ininterrupta tendo um bom ROI (retorno sobre o investimento) de marketing;
- Permite uma exposição constante de sua marca, favorecendo que ela seja mais facilmente lembrada por seu cliente em potencial;
- Diferencia sua frota da concorrência.
Dicas para fazer a plotagem de frota
A plotagem permite um alto nível de personalização, em termos de formato, cores, arte e mensagem. Entretanto, é importante que ela siga a identidade visual de sua marca, para ter um apelo mais forte e uma identificação mais imediata com sua empresa.
Ainda, é importante fazer um estudo para definir a melhor estratégia de personalização, já que é possível aplicar o material para coberturas de janela, nas laterais, em envelopamentos parciais ou até do veículo completo.
No entanto, antes de executar esse tipo de serviço, é crucial consultar o Departamento de Trânsito (Detran) local. Especialmente em casos de alterações de cor do veículo com a personalização ou plotagem que abranja mais de 50% da área externa do veículo, será preciso ter uma autorização do órgão. Sem essa autorização, sua empresa poderá ter problemas com a posterior desmobilização de frota e ser multada em blitz, entre outras sanções.
Com a autorização em mãos, certifique-se de que a plotagem será executada com insumos de elevada qualidade, que não causem danos à pintura original dos veículos ou percam seu apelo visual com facilidade.
É possível fazer plotagem de frota terceirizada?
É comum que as empresas que aderiram aos diversos benefícios da terceirização de frota ou que estão cogitando essa possibilidade fiquem em dúvida em relação a esse ponto. Mas saiba que é, sim, possível fazer a plotagem de frota terceirizada.
A dinâmica é simples: o projeto é definido junto ao parceiro de terceirização, em termos de possibilidades de personalização dos veículos, instalação e retirada da customização.
Porém, esteja atento: não são todas as terceirizadas que autorizam esse tipo de adesivagem em seus veículos. Por vezes, há essa permissão somente para determinados veículos ou para contratos mais extensos de terceirização. É fundamental confirmar essas questões previamente se a sua intenção for fazer a plotagem de frota terceirizada.
Quando há essa flexibilidade, a personalização comumente é uma das etapas inicias na mobilização da frota terceirizada.
Afinal, é uma boa ideia a plotagem de uma frota terceirizada?
Como vimos, a plotagem oferece diversos benefícios potenciais às empresas, especialmente em termos de divulgação e diferenciação de frota. Para determinados tipos de negócios, como food trucks, por exemplo, essa customização é central para o negócio.
Portanto, cabe avaliar a relação custo-benefício para tomar a melhor decisão. Quando a fornecedora autoriza e assessora a empresa quanto à plotagem de frota terceirizada, os resultados podem ser bastante positivos.
Entre os serviços oferecidos pela Maestro Frotas estão os de personalização e implementação de veículos para projetos especiais. Então, se você ficou interessado em saber mais sobre as possibilidades de plotagem de frota terceirizada, converse com os especialistas da Maestro.