Gestão de pneus em frota alugada: como funciona?

Gestão de pneus em frota alugada: como funciona?

Depois dos gastos com combustível, os custos com aquisição e renovação de pneus representa o valor mais alto a ser arcado pelas empresas que trabalham com transporte. Conforme a Associação Brasileira de Engenheira de Produção, 18,7% dos custos operacionais das empresas de logística estão relacionados às despesas com pneus – inclusive, as de frota alugada. 

No caso das frotas alugadas, essa gestão costuma ser otimizada por conta dos sistemas administrativos utilizados pelas fornecedoras e traz uma série de benefícios. Entre as principais vantagens estão a maior durabilidade dos pneus, a geração de dados para cálculo de custo por quilômetro de cada pneu, a identificação de pontos falhos na inspeção dos veículos e o ganho de informações para posterior análise de desempenho dos caminhões.

Entender como funciona esse processo é fundamental para que sua empresa possa se beneficiar dessa facilidade. A seguir, detalhamos como funciona a gestão de pneus em frota alugada!

Como funciona a gestão de pneus em frota alugada?

Coleta das informações com ferramentas de alta precisão

Uma das responsabilidades da gestão é em relação a medição dos sulcos e pressão dos pneus, que pode ser feita de forma manual ou com ferramentais digitais. No caso do uso dos aferidores eletrônicos, que costumam ser disponibilizados pela terceirizada, a precisão é de 99%, garantindo uma coleta de informações mais precisa que melhora as análises e o planejamento da gestão de pneus.

Organização e seriedade nas inspeções

Não é uma novidade que as inspeções e manutenções preventivas dos veículos precisam ser feitas de forma regular. A diferença é que, na frota alugada, a terceirizada garante mais seriedade e organização dessas inspeções, contando com um cronograma rigoroso para medir e avaliar os elementos que serão utilizados para realizar a gestão de pneus.

O ideal é realizar a pressão dos pneus semanalmente e a profundidade dos sulcos de forma mensal. Por isso, é comum contar com um calendário que informe sobre as datas desses processos e relacione os responsáveis por cada uma delas.

Treinamento dos motoristas

Assim como o uso de combustível pode ser otimizado com a conscientização e treinamento dos condutores da empresa, a gestão de pneus também pode passar por esse processo. Informar aos motoristas as melhores condutas e determinar, na política de frotas, quais são as medidas adotadas em cada situação é fundamental para a gestão de pneus em frota alugada ou própria.

Definição das melhores métricas conforme os objetivos da empresa

A gestão de pneus em frota alugada também pode contar com o apoio da terceirizada para identificar as melhores métricas de controle de resultados. Dispor desse tipo de dado é sempre o primeiro passo para saber se as medidas adotadas estão gerando os resultados desejados e se as estratégias tomadas estão sendo realmente eficientes.

Monitorar e entender o que gera resultados positivos, negativos ou irrelevantes para a frota irá contribuir muito para a administração dos negócios. E uma das principais referências que será extraída disso é o custo por quilômetro de cada pneu, uma medida que é fundamental para reduzir os custos com o uso desse recurso.

Tecnologia a favor do negócio

Embora as planilhas manuais tenham funcionado por muito tempo, é inegável que a tecnologia traz vantagens incomparáveis. A gestão de pneus em frota alugada deve fazer uso dos sistemas inteligentes de gestão para garantir o melhor uso dos dispositivos e gerar o custo almejado para empresa.

Com os softwares certos e uma consultoria de ponta, caberá ao gestor da empresa apenas garantir que os motoristas estão fazendo as inspeções, analisar os relatórios gerados pelo sistema e tomar as decisões que irão melhor a frota. Essas decisões, inclusive, podem contar com a consultoria e o auxílio da fornecedora, que dispõe de especialistas para esse fim.

Como você tem feito a gestão de pneus da sua frota? Já conta com uma fornecedora para isso? Ela atende as suas necessidades? Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse processo e contar uma parceria eficiente na gestão de pneus, entre em contato com a Maestro Frotas. Nossos especialistas estão à disposição para lhe ajudar.

Fechar Menu