Acompanhar, mensurar e avaliar: essas são ações essenciais na gestão de frotas pesadas. É por isso que os KPIs logísticos são tão importantes.
Eles indicam a performance e ajudam a determinar mudanças e ajustes para que as empresas vençam a lacuna existente entre o desempenho atual e o pretendido.
Para saber mais sobre o que são e quais KPIs logísticos são importantes de acompanhar, continue a leitura. A seguir, você descobrirá mais sobre os indicadores de logística e transporte mais utilizados e que podem contribuir para aperfeiçoar sua estratégia de gestão de frotas pesadas.
O que são KPIs logísticos?
KPI – Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho – refere-se aos principais e mais impactantes indicadores que permitem que os gestores de frota conheçam e meçam a performance e os resultados alcançados em seu negócio.
Portanto, eles são ferramentas essenciais para acompanhar os resultados conquistados e elaborar e melhorar as estratégias de gestão e os processos da operação de uma frota pesada.
Com isso, eles são recursos que permitem que a gestão se torne mais data-based, tendo nos dados elementos estratégicos para identificar com confiabilidade gargalos e oportunidades para que se consiga implementar melhorias para alcançar os resultados estabelecidos.
Quais são os benefícios de utilizar KPIs logísticos?
Os benefícios podem surgir desde a esfera administrativa até a estratégica. Afinal, acompanhar KPIs logísticos e analisá-los criticamente permite detectar pontos positivos e negativos dos principais processos e das atividades da operação logística do negócio.
Ainda, há o benefício de o gestor de frota pesada contar com dados atualizados e confiáveis para orientar sua tomada de decisões, minimizando riscos e trazendo mais assertividade a esse processo.
Com isso, ao se analisar e obter insights a partir dos KPIs logísticos, é possível criar estratégias para diminuir custos, atender aos prazos estabelecidos, aperfeiçoar o atendimento ao cliente, elevar a lucratividade e a qualidade do serviço logístico.
5 KPIs logísticos importantes na gestão de frotas pesadas
Há uma série de diferentes KPIs logísticos que podem ser acompanhados e analisados nas empresas. É importante escolher aqueles que exerçam o maior impacto nas áreas-chave do negócio, mantendo o foco em um número de indicadores realmente viável de ser monitorado e que fornecerá os dados mais relevantes para a gestão de frotas pesadas atingir os objetivos traçados.
Entre esses indicadores, podem estar:
1. Time to Market (TTM)
Este é um dos KPIs logísticos mais centrais para avaliar a eficiência geral da operação. Ele mede o tempo investido nos processos de transformação até a obtenção do produto em sua versão final.
Entende-se que quanto mais rápido ocorrer esse processo, menor será o TTM e, portanto, mais ágil a operação.
2. Order Cycle Time (OCT)
O OCT, ou Tempo de Ciclo de Pedido, indica quanto tempo é demandado para que um pedido chegue até o cliente após a sua solicitação.
Em empresas que têm operações de venda online de produtos e serviços, esse KPI mostra-se bastante relevante, ajudando a estabelecer previsões de entrega mais assertivas e a identificar oportunidades de melhoria neste ponto que é tão importante para garantir a satisfação e a fidelização de clientes.
3. On Time Delivery (OTD)
Entre os KPIs logísticos, esse, de Entregas no Prazo, também permite acompanhar um dos fatores mais importantes para a eficiência de uma operação logística e para manter a satisfação do cliente.
Para obtê-lo, é simples: divide-se o total de pedidos entregues dentro do prazo pelo total de pedidos entregues no período a ser analisado.
Com isso, por exemplo, se, de um total de 600 pedidos, 500 foram entregues no prazo, temos que o OTD corresponde a mais de 80% das entregas realizadas sem atraso.
4. On Time Shipping (OTS)
Relacionado aos KPIs logísticos anteriores, porém, com foco na outra ponta do processo. Este indicador estabelece se o envio foi feito no prazo determinado pela empresa e não se a entrega ocorreu no prazo previsto.
Ele ajuda a identificar procedimentos internos morosos e que impactam negativamente na eficiência das entregas.
Seu cálculo é semelhante ao anterior, sendo resultante da divisão entre os envios dentro do prazo e o total de envios do período.
5. Perfect Order Rate
O Perfect Order Rate é um dos KPIs logísticos que possibilitam uma mensuração da eficiência de forma mais abrangente. Ele representa o percentual de pedidos que foram enviados sem a presença de danos e a ocorrência de atrasos ou erros – isso é, fornece o seu Índice de Entregas Perfeitas.
Para saber mais sobre KPIs logísticos para a gestão de frotas pesadas, continue acompanhando as atualizações no blog da Maestro Frotas.