Terceirização de frotas de carros: como escolher o fornecedor ideal?

Terceirização de frotas de carros: como escolher o fornecedor ideal?

A terceirização de frotas de carros pode ser positiva para o negócio. Diversas empresas adotam essa alternativa para reduzir os custos com a manutenção de veículos, conseguir uma gestão de frota mais eficiente, otimizar tempo e ter mais produtividade.

Contudo, para alcançar sucesso com a estratégia, é fundamental escolher o fornecedor ideal. Para isso, é preciso analisar uma série de fatores, como atendimento, reputação e experiência no setor.

Está pensando em contratar um fornecedor para terceirizar a frota de carros da sua empresa? Então continue acompanhando o post e veja as dicas para acertar na escolha!

Por que optar pela terceirização de frotas de carros?

Antes de mais nada, vale destacar quais são as principais vantagens da terceirização de frotas de carros. Tal fato é aplicado por empresas de variados portes e segmentos que buscam deixar a gestão dos veículos na mão de especialistas e focar a atuação da equipe em atividades essenciais para o negócio.

Reduzir custos

Um dos principais motivos que levam uma companhia a terceirizar a frota de veículos é a redução de custos. Como o contrato com o fornecedor, geralmente, tem valor fixo, com essa medida é possível reduzir despesas variáveis com manutenção dos carros, combustível, entre outros gastos.

Renovar a frota com mais agilidade

Outro benefício em realizar a terceirização de frotas é ter a renovação frequente dos carros sem precisar se preocupar com isso.

A empresa contratada deverá garantir a manutenção e a conservação dos veículos e trocá-los por modelos mais novos quando necessário. A substituição dos carros é importante, pois os custos de operação tendem a aumentar com uma frota mais antiga.

Além disso, a medida é positiva para os funcionários que utilizam os veículos. Assim, eles contam com modelos mais modernos, confortáveis e com melhor desempenho em ruas e estradas.

Aumentar a produtividade da equipe

Ao terceirizar atividades não essenciais, como a gestão de frotas, a sua empresa consegue dar mais atenção ao core business. Dessa forma, a equipe fica mais dedicada e focada em atividades que contribuam para o crescimento e o sucesso do negócio.

Melhorar a gestão da frota

Outra vantagem da terceirização de frotas de carros é conseguir uma melhor gestão. Ao contar com uma empresa especialista no setor você não precisará lidar com as atividades operacionais relacionadas a frota, além disso, terá apoio e acesso a sistemas de tecnologia, como telemetria e GPS, para monitorar a frota, aumentar a segurança e eficiência dos veículos, analisar o desempenho dos motoristas, entre outros dados.

Como escolher o fornecedor ideal para terceirizar a frota de carros?

A terceirização da frota de carros deve ser feita com atenção para garantir a contratação do melhor fornecedor. O primeiro passo é identificar as necessidades da sua empresa e levantar custos para definir se ter uma frota terceirizada é a melhor opção. O passo seguinte é fazer uma busca de fornecedores e analisar alguns fatores, como mostraremos a seguir!

Analise a reputação

Uma das principais recomendações antes de selecionar um fornecedor é verificar a reputação dele no mercado. Você deve averiguar se a empresa é confiável e se tem experiência na área.

Faça pesquisas na internet, busque avaliações de outros clientes e veja se ela tem autorização de funcionamento ou alguma certificação que confirme a sua credibilidade e qualidade.

Verifique a qualidade da frota

Analisar a qualidade da frota de carros é outra atitude significativa antes de escolher o melhor fornecedor. Verifique se a frota é nova ou antiga, se está bem conservada e se a empresa tem modelos e quantidade de veículos para atender a demanda do seu negócio.

Veja se o fornecedor tem sistema de gestão de frotas

Além de fornecer os carros, a empresa deve apoiar em toda a gestão da frota. Sendo assim, avalie se ela tem uma equipe especialista no assunto, se utiliza softwares e tecnologia atualizadas para gestão, monitoramento de veículos, entre outras atividades.

Analise os serviços adicionais

Oferecer serviços adicionais, como assistência 24 horas e manutenção preventiva, podem ser diferenciais na decisão por um ou outro fornecedor. Sendo assim, verifique os detalhes da proposta para confirmar se esses ou outros serviços estão inclusos.

Verifique o custo-benefício

O preço é um fator extremamente importante, mas não deve ser o único considerado. Para escolher o fornecedor ideal é necessário avaliar o custo-benefício.

Você deve analisar a reputação da empresa, experiência no mercado e serviços oferecidos para definir se o valor cobrado é compatível com o que está sendo oferecido. Afinal, não adianta contratar o fornecedor mais barato e ter problemas com a frota com pouco tempo de uso.

Observe a qualidade no atendimento

O suporte ao cliente são indicadores significativos de qualidade. Sendo assim, o fornecedor deve realizar um atendimento rápido e ter mais de um canal de comunicação para lidar com emergência e resolver problemas com a frota de maneira eficiente.

A terceirização de frotas de carros pode ser bastante positiva, contribuindo para a otimização de tempo, eficiência e redução de custos, mas para isso é fundamental escolher o fornecedor certo. Esperamos que as dicas apresentadas no texto ajudem nessa missão!

Conte com a expertise da Maestro Frotas

Para alcançar os benefícios com a terceirização de frotas de carros é necessário contar com um parceiro de confiança, como a Maestro Frotas! Somos uma empresa especializada no serviço de terceirização e gestão de frota de veículos para empresas de todos os portes.

Na terceirização de frota da sua empresa, você conta com uma equipe de especialistas que cuidarão dela, enquanto seus colaboradores concentram-se no core business da sua empresa. Além da redução de cerca de 25% dos custos totais com a gestão da frota, sem o custo de aquisição dos veículos, sua empresa pode utilizar esses recursos para outras finalidades. Parece perfeito, não é?

Entre em contato e saiba mais sobre os nossos produtos e serviços!

Fechar Menu