Rastreamento de frota: Veja o que é e por que investir nisso!

Rastreamento de frota: Veja o que é e por que investir nisso!

Quando se trata do gerenciamento de uma frota de veículos, a adoção de tecnologias avançadas acaba por se tornar uma necessidade. Nesse cenário, o rastreamento de frota funciona como uma importante ferramenta para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a segurança. 

Neste artigo, entenda o que é rastreamento de frota e por que investir nisso. Acompanhe!

O que é rastreamento de frota?

O rastreamento de frota envolve o uso de tecnologia de geolocalização para monitorar e gerenciar veículos em tempo real. 

Por meio de dispositivos GPS, é possível rastrear a localização exata de cada veículo na frota, assim como obter informações sobre o seu desempenho.

Além disso, o rastreamento também pode incluir a monitorização de outros parâmetros, como consumo de combustível, manutenção preventiva e comportamento do motorista.

Rastreamento de frota é o mesmo que monitoramento de frota?

Não, tenha em mente que rastreamento de frota não é o mesmo que monitoramento de frota. 

O rastreamento de frota se concentra na localização exata do veículo, sendo ativado, geralmente, em casos de roubo ou furto. Assim, se um veículo for roubado, o rastreador é acionado e emitirá sinais que permitem a identificação da sua localização. 

Tal procedimento faz uso de tecnologias avançadas, como:

  • Sistema de Posicionamento Global (GPS);
  • General Packet Radio Service (GPRS);
  • Serviços Baseados em Localização (LBS);
  • Radiofrequência (RF). 

Embora cada uma delas possui suas características, todas contribuem para a precisão na localização dos veículos.

Já o monitoramento de frota vai além do rastreamento, permitindo um acompanhamento mais abrangente da operação do veículo. Isso porque ele inclui:

  • o consumo de combustível;
  • a quilometragem;
  • o planejamento de rotas;
  • o estabelecimento de cercas virtuais;
  • a definição de uma lista de eventos ocorridos durante o trajeto.

Para executar o monitoramento de um veículo, é necessário um dispositivo rastreador com tecnologia avançada, a fim de fornecer informações em tempo real.

Qual é a diferença entre rastreamento e monitoramento de frota?

A diferença entre rastreamento e monitoramento tem a ver com a variedade de informações fornecidas. Enquanto o rastreamento se concentra na localização, o monitoramento oferece uma análise mais completa das operações durante o percurso. 

Por fim, tenha em mente que a combinação dos dois pode proporcionar às empresas maior segurança e controle sobre suas frotas. Isso contribui para uma gestão mais eficiente e eficaz, além de uma entrega de maior qualidade e agilidade.

Afinal, por que investir no rastreamento de frota?

Investir em sistemas de rastreamento de frota oferece 10 vantagens para as empresas. Confira todas elas.

1. Eficiência operacional

O rastreamento em tempo real proporciona uma gestão mais eficiente das operações da frota. Ao saber a localização de cada veículo, o gestor pode otimizar rotas, evitar congestionamentos e reduzir o tempo de entrega. O resultado disso é uma logística mais ágil e a melhoria da eficiência operacional.

2. Segurança aprimorada

A capacidade de rastrear veículos também contribui para a segurança. Em caso de roubo, por exemplo, a recuperação pode ser mais rápida, minimizando perdas financeiras. 

Além disso, o rastreamento permite a análise do comportamento do motorista, o que estimula práticas mais seguras nas vias.

3. Redução de custos

O rastreamento pode ser um aliado na previsibilidade de consumo de combustível, funcionando como uma ferramenta para economia de gastos das operações.

4. Conformidade regulatória

O rastreamento de frota ainda facilita a conformidade com regulamentações de transporte.

Isso porque documentar rotas e tempo de condução ajuda as empresas a cumprirem requisitos legais e a evitar penalidades. Dessa forma, relatórios atualizados garantem que a empresa esteja alinhada com as normas locais e internacionais.

5. Melhoria na tomada de decisões

Os dados fornecidos pelo rastreamento de frota oferecem insights para a tomada de decisão. Afinal, quando baseada em números, ela se torna mais eficaz.

6. Satisfação do cliente

A eficiência operacional proporcionada pelo rastreamento leva a entregas mais rápidas e confiáveis. O resultado disso é a melhoria da experiência do cliente, o que acaba por fidelizá-lo. 

7. Sustentabilidade

O rastreamento permite a otimização de rotas, reduzindo a emissão de gases poluentes. 

Além disso, o controle do consumo de combustível também contribui para práticas mais sustentáveis e alinhadas à crescente demanda por responsabilidade ambiental.

8. Gerenciamento de manutenção

Por vezes, o sistema de rastreamento emite alertas automáticos, facilitando o planejamento de manutenções preventivas. Isso reduz problemas nos veículos, minimiza o tempo de inatividade e garante que a frota esteja em condições ideais de funcionamento.

9. Competitividade no mercado

Empresas que investem em tecnologias de rastreamento costumam se destacar pela eficiência e inovação. 

Afinal, a oferta de serviços mais confiáveis e eficientes gera uma vantagem competitiva, atraindo clientes e parceiros que valorizam operações logísticas ágeis e bem gerenciadas.

10. Adaptação à transformação digital

O rastreamento de frota é uma parte da transformação digital nas operações logísticas. Ao adotá-lo, a empresa está se preparando para o futuro, mantendo-se atualizada e competitiva em um ambiente em constante evolução.

Como você pôde ver, o rastreamento de frota não oferece somente uma visão abrangente e em tempo real das operações de uma empresa. Ele também está relacionado à economia e melhoria na segurança. 

Lembre-se de que a diferença entre rastreamento e monitoramento vai depender das necessidades de cada organização.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e confira qual a diferença entre telemetria e rastreamento de veículo!

Fechar Menu