Qual o período certo para renovar uma frota?

Qual o período certo para renovar uma frota?

O gerenciamento de frotas pode afetar significativamente os resultados financeiros de uma empresa. Por isso, é fundamental identificar o momento correto para renovar uma frota, possibilitando o crescimento do seu negócio.

Para descobrir o momento ideal para renovar uma frota, é preciso levar em consideração fatores importantes que, juntos, podem deixar claro se está na hora ou não de realizar esse investimento.

Isso irá contribuir para que os gestores não tenham gastos desnecessários, realizando a troca somente quando já não houver alternativa. Assim, além de contribuir para os bons resultados da empresa, será possível, também, evitar eventuais problemas com a frota da empresa.

Portanto, descubra, a seguir, o que deve ser levado em consideração no momento de renovar uma frota e saiba qual é o momento ideal para isso. Acompanhe!

Leve em consideração os custos de manutenção

Os custos de manutenção devem ser levados em conta na hora de identificar o momento certo ou não de renovar uma frota. Para isso, é preciso analisar os valores gastos somente com a manutenção dos veículos da frota ao longo do tempo. Isso porque esses gastos tendem a aumentar gradativamente com o uso e desgaste do veículos. Ao fazer o levantamento do custo da manutenção anual dos veículos, deve-se perceber quando esses correspondem a mais de 10% do preço médio deles. Se esse for o caso, há a necessidade de renovar a frota.

Além disso, é preciso avaliar o tempo de uso, pois os veículos utilizados para distribuição de cargas possuem uma durabilidade de cerca de cinco a oito anos. No entanto, isso irá depender dos gastos com a manutenção dos veículos.

As condições do veículo devem ser consideradas

Além de calcular os gastos com a manutenção, as condições gerais dos veículos da frota também devem ser levadas em conta, porque, com o passar do tempo, a depreciação do veículo pelo uso vai aumentando.

O gestor deve estar atento aos aspectos físicos dos veículos, afinal, eles representam a empresa (geralmente possuem o seu logotipo e identidade visual). Dessa forma, se não estiverem em boas condições, podem não ser bem-vistos pelos clientes e consumidores, afetando a percepção de sua marca no mercado.

Perceba as possibilidades oferecidas pelo mercado na hora de avaliar se é hora de renovar uma frota

Existem momentos em que o mercado estará mais favorável para a renovação da frota, com melhores condições e preços, de forma que seja mais fácil e barato realizar esse investimento.

Garantias, condições de pagamento, descontos para empresários ou por compra em maior volume são alguns exemplos de fatores positivos. Além disso, quando o mercado está em baixa, é possível realizar uma melhor negociação.

É importante ter atenção quanto ao tempo de garantia e a desvalorização do veículo durante esse período, percebendo quanto do valor total ele perderá, quanto será gasto com a manutenção e o tempo de rodagem do modelo.

Com todos esses dados, é possível perceber se está no momento ideal para renovar uma frota, fazendo com que o investimento seja feito da maneira correta, sem gastos desnecessários. Para isso, é possível comprar diretamente ou, então, contratar uma empresa especializada para gerir a compra e venda de veículo e terceirização de frota.

Assim, o gestor poderá fazer uma melhor administração da frota e ter a renovação como um componente estratégico, de forma a não ter surpresas ao longo do tempo, e tampouco sofrer com a desvalorização demasiada dos seus veículos.

É interessante observar, ainda, as estimativas futuras em relação à renovação da frota, assim, é possível se planejar e realizar esse investimento em um momento em que seja mais favorável tanto para a empresa quanto para a realidade do mercado.

Quer continuar informado sobre terceirização e gestão de frotas? Confira nosso post sobre como escolher um carro para frota e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as vantagens dessa escolha. Até a próxima.

Fechar Menu