Entenda por que razão você não deve usar o celular enquanto dirige

Entenda por que razão você não deve usar o celular enquanto dirige

Leva apenas alguns segundos, mas pode ter consequências para o resto da vida. Usar o celular enquanto dirige pode parecer algo tentador em certas situações, entretanto é um dos comportamentos de risco que mais levam a acidentes e fatalidades no trânsito.

Afinal, essa é uma distração que faz com que o condutor desvie a sua atenção e, mesmo que por poucos segundos, isso é o suficiente para que ele deixe de dirigir com segurança e acabe envolvendo-se em um acidente.

Se você enfrenta resistência ou identifica esse comportamento perigoso em sua equipe, conheça, a seguir, motivos relevantes para que o condutor não utilize o celular enquanto dirige. Confira a seguir.

O que diz o CTB sobre usar o celular enquanto dirige?

Conforme o Código de Trânsito de nosso país, usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima.

Assim sendo, manusear o aparelho ou digitar mensagem estando ao volante é passível de multa, além da perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ainda que o condutor receba uma ligação conectada ao seu fone de ouvido ou ao sistema de som do veículo também estará infringindo a lei, sendo aplicável multa e a geração de 4 pontos na sua CNH.

Motivos para o condutor não usar o celular enquanto dirige

Há muitas razões para não usar o celular enquanto dirige. Destacamos entre elas:

1. Aumenta-se a probabilidade de envolvimento em um acidente

Quando o condutor utiliza o aparelho enquanto dirige, as chances de envolvimento em um acidente aumentam. Mesmo que responder uma mensagem demande pouquíssimos segundos, esse tempo é suficiente para que a atenção seja desviada com graves consequências.

De fato, uma pesquisa demonstrou que usar o celular enquanto dirige quadruplica os riscos de acidente.

2. Coloca-se a vida de outras pessoas em risco

Redução da atenção, tendência a demorar mais para processar as informações e mudanças no trânsito, diminuição no campo de visão — diversos fatores fazem com que usar o celular enquanto dirige coloque a vida do condutor e a de outros motoristas, ciclistas e pedestres em risco.

Evitar esse comportamento é um ato de responsabilidade e respeito à vida que precisa fazer parte das políticas de treinamento de condutores e de segurança em sua gestão de frota.

3. Torna-se mais provável que o condutor seja considerado culpado por um acidente

Se o motorista se distraiu enquanto dirigia e se envolveu em um acidente, é mais provável que a companhia de seguros o considere culpado e responsabilizado pelo sinistro em ações judiciais e outras instâncias.

4. Eleva-se os níveis de distração, uma das principais causas de mortes no trânsito

Conforme a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), usar o celular enquanto dirige é considerada a terceira maior causa de óbitos no trânsito no Brasil.

Em consonância, um estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) constatou que, ao dirigir a uma velocidade de 80 km/h, passar o olhar da estrada para a tela para responder uma mensagem no celular corresponde a conduzir o veículo em uma extensão equivalente a um campo de futebol estando de olhos fechados.

Não é à toa que dados da Abramet apontam que o uso do aparelho ao volante é responsável por quase 60% dos acidentes de trânsito sofridos por pessoas na faixa etária dos 20 aos 39 anos.

5. Reduz-se significativamente o tempo de reação 

Usar o celular enquanto dirige diminui drasticamente o tempo de reação do condutor. Um estudo do Transport Research Laboratory descobriu que enviar mensagens de texto ao volante atrasa o tempo de reação em 37%.

Para se ter uma ideia da gravidade disso, ingerir álcool até o limite legal atrasa o tempo de reação em 13%.

6. Perde-se a visão 360º

Quando o motorista dirige estando ao celular, ele deixa de ter a visão completa que é alcançada com o auxílio dos retrovisores.

Afinal, ao adotar esse comportamento de risco, ele fica com a visão tubular — isso é, só sendo capaz de ver o que está diretamente à sua frente. Isso, é claro, eleva consideravelmente o risco de colisão com outros veículos, postes, etc.

7. Gera-se multa e pontos na carteira

Como visto, usar o celular enquanto dirige é passível de multa e de recebimento de pontos na CNH. Além do ônus financeiro, a soma de pontos na carteira pode comprometer a continuidade da função do motorista no mercado de trabalho.

8. Tem-se custos mais altos e problemas com o seguro

Se a distração ao dirigir devido ao uso do celular ao volante for identificada, os valores dos prêmios do seguro poderão ficar significativamente mais altos. Isso porque usar o celular enquanto dirige é visto como um agravamento de risco pelas seguradoras.

Em situações como acidentes envolvendo esse tipo de comportamento, a seguradora pode, inclusive, negar o pagamento pelos danos. Isso está previsto em nosso Código Civil, no artigo 768, que prescreve que há perda de garantia do direito se o segurado agravar de modo intencional o risco que é objeto do contrato.

8. Leva-se apenas alguns segundos para estacionar o veículo

Se houver realmente a necessidade de utilizar o celular, o condutor pode rapidamente sair da estrada, encontrar um ponto permitido e estacionar em segurança. Esse cuidado pode salvar vidas, evitar acidentes e uma série de problemas de grandes consequências e que demandarão tempo muito maior.

Além de não usar o celular enquanto dirige, o condutor e a equipe de gestão de frota podem adotar outras estratégias e condutas para uma operação mais segura. Leia nosso artigo e conheça mais dicas de como prevenir os acidentes de trânsito na frota.

Fechar Menu