Pedágios em frota pesada: como calcular o custo para a empresa?

Pedágios em frota pesada: como calcular o custo para a empresa?

Na gestão logística, os gastos com pedágio representam uma quantia relevante do orçamento da empresa com frota pesada. Embora os valores pareçam irrisórios em alguns trajetos, a soma final deles a longo prazo ou em roteiros mais longos pode impactar significativamente na margem de lucros.

Ainda que os custos possam ser elevados, optar por vias sem pedágio com o objetivo de reduzir esses gastos não costuma ser uma opção. Isso porque, nas estradas onde não há esse tipo de serviço, as condições costumam ser ruins e podem resultar em danos nos veículos ou até mesmo em acidentes. No caso de qualquer um desses sinistros em uma via secundária, a dificuldade de socorro também tende a ser mais difícil.

Para administrar bem os gastos com pedágios em frota pesada, portanto, é preciso dispor de experiência e boas estratégias de gestão de frotas. Dessa forma, será possível calcular os custos e reduzi-los sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados. Confira algumas dicas para calcular o custo dos pedágios em frota pesada!

Como calcular o custo de pedágios em frota pesada?

Estude a localização das praças de pedágio

Fazer um levantamento prévio da quantidade e localização das praças de pedágio, bem como da forma com que cada uma realiza a cobrança é imprescindível para escolher as melhores rotas. No site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é possível encontrar todas as informações sobre as praças de pedágio instaladas em cada via do país. Conhecendo essas variáveis é possível definir e alterar as rotas prezando pela otimização dos recursos.

Conheça o tipo de veículo

Depois de conhecer os locais onde há cobrança de pedágio, é preciso ter em mente o tipo de veículo que irá cruzar por cada uma delas. O valor varia não somente conforme o tipo de veículo, mas também por conta da quantidade de eixos de cada caminhão.

Na hora de fazer os cálculos, portanto, é preciso considerar que o valor das tarifas será multiplicado conforme as características dos veículos e o número de eixos que cada um possui.

Caminhões trator e com semirreboque com três eixos irão pagar um valor. Já os caminhões leves e trator de dois eixos irão acarretar em outro. Todos esses detalhes são fundamentais e precisam ser colocados na ponta do lápis para calcular os custos de pedágio em frota pesada.

Defina o melhor trajeto

Com as informações anteriores em mãos, é hora de definir o melhor trajeto. É preciso lembrar que, na prática, o caminho mais vantajoso nem sempre será aquele sem pedágios ou o mais curto.

Como citamos anteriormente, as vias que não contam com a cobrança de tarifas costumam estar em piores condições, já que não recebem melhorias e manutenções com a mesma frequência. Isso significa trafegar em baixa velocidade e correr alguns riscos, como acidentes ou danos aos veículos.

Essas vias também podem ser muito mais longas do que aquelas pedagiadas, resultando em mais tempo de estrada e mais gastos com combustíveis. Dessa forma, é preciso colocar todas essas variações na balança antes de definir o melhor caminho. Uma troca de rota que parece vantajosa à primeira vista pode apresentar resultados diferentes depois de considerar esses detalhes.

Outros fatores a serem levados em consideração na escolha da rota são os horários de pico, trechos em obras e eventuais acidentes.

Considere bem o caminho de volta

Tão importante quanto planejar a rota de entrega é analisar o melhor trajeto para fazer o retorno. Uma forma eficaz de fazer isso é definir um roteiro em que o padrão formado pela ligação entre os pontos de parada siga o formato de gota. Dessa forma, é possível evitar a sobreposição de trechos entre diferentes roteiros.

Além disso, após a entrega o tempo deixa de ser um fator tão importante e os veículos estão mais leves. Ou seja, os fatores que precisaram ser priorizados na ida serão nos da volta, o que pode permitir ao gestor traçar uma rota diferente.

Para seguir todas essas dicas e calcular os custos de pedágio em frota pesada com eficiência, contar com um bom sistema de gestão de frotas, que auxilia no cálculo e na otimização das rotas irá modificar positivamente a receita da sua empresa. Conte com a Maestro Frotas nesse processo. Acesse nosso site e descubra como nós podemos te ajudar.

Fechar Menu