Frota locada é uma boa solução para qualquer empresa?

Frota locada é uma boa solução para qualquer empresa?

O crescimento dos serviços de frota locada tem levado muitas empresas a buscar essa opção. A procura aumentou ainda mais por conta da pandemia, que tornou escassa a disponibilidade de alguns modelos de veículos novos no mercado diante da falta de insumos -especialmente os importados.

Dentre as vantagens do modelo de frota alugada está a redução dos custos e da preocupação com os fatores que envolvem montar a própria frota. No entanto, para saber essa é uma alternativa válida para a sua companhia, é preciso entender melhor o funcionamento dela.

Compreender as vantagens de ter uma frota locada ajuda a determinar se essa é de fato a melhor saída para o seu negócio. Além disso, é preciso ter em mente quais são os objetivos, as estratégias e o orçamento da sua empresa no momento de considerar esse tipo de alternativa.

Para facilitar a sua decisão, esclarecemos alguns pontos fundamentais sobre esse modelo de negócio. Continue lendo para descobrir se a frota locada é uma boa solução para qualquer empresa e, especialmente, para a sua.

Frota locada x frota terceirizada

Embora entreguem resultados bem parecidos e muitas vezes se apresentem como sinônimos, existem algumas diferenças entre a locação e a terceirização de frotas. A principal delas é que na locação a gestão da frota continua sendo responsabilidade da empresa, enquanto na terceirizada a gestão passa a ser administrada quase que em sua totalidade pela prestadora de serviço.

Na frota terceirizada, o monitoramento, a avaliação do desempenho e a gestão de todos os fatores que envolvem a operação – rotas, uso de combustível etc. – será responsabilidade da terceirizada. Já na frota locada, apenas as questões que envolvem o veículo – impostos, manutenção, taxas, entre outros – estarão sob os cuidados da prestadora.

Vantagens financeiras

Seja no aluguel ou na terceirização integral da frota, as vantagens para a empresa contratante são inúmeras. A primeira delas é não ter que dispor de um grande valor inicial para adquirir os veículos na hora de montar a frota.

Requisitos fundamentais para que os veículos possam rodar, como emplacamento e licenciamento também serão administrados pela prestadora.

Da mesma forma, os custos com a manutenção e renovação da frota, que começam a surgir no momento em que a frota passa a operar e tendem a aumentar com o passar do tempo, deixam de ser responsabilidade da empresa.

Sendo assim, além de não precisar dispor de um grande capital inicial, a empresa não precisará dispor de um valor no orçamento para as despesas dessa ordem e poderá contar com a assessoria da terceirizada. Com isso, os custos tendem a ser reduzidos e muito mais previsíveis.

Facilidades no dia a dia

Além de reduzir os gastos com a parte física do negócio, a frota locada é uma boa solução quando pensamos nas facilidades que ela traz para o dia a dia das empresas. Isso porque, sem precisar se preocupar com o funcionamento dos veículos, que estarão devidamente monitorados e com a manutenção em dia, sobra para mais tempo para as atividades fim do negócio.

Outra vantagem é que as prestadoras de qualidade oferecem suporte completo na gestão da frota. Entre os serviços oferecidos nessa área estão os sistemas que monitoram as rotas e veículos e fazem a gestão dos recursos que precisam ser administrados.

A telemetria, por exemplo, monitora a localização dos veículos, a velocidade empregada, o cumprimento correto das rotas e, ainda, o consumo de combustível. Já os softwares de gestão integrada oferecem relatórios de desempenho, detalhamento sobre multas e sugestões de rotas inteligentes, por exemplo.

Credibilidade e assessoramento

Dispondo de veículos sempre em dia, que contribuem para uma imagem mais profissional do negócio, a credibilidade da empresa tende a se fortalecer ainda mais com a adesão de frota locada.

As ferramentas de gestão disponíveis ainda auxiliam na oferta de um serviço cada vez mais acertado. Além disso, a associação do negócio com empresas que tenham boa reputação e que adotem práticas almejadas pelo mercado, como o emprego de técnicas sustentáveis, contribui para aumentar a admiração dos clientes pela empresa.

Agora que você conhece as vantagens da frota locada, já sabe que ela pode ser uma boa solução para qualquer empresa, especialmente se for feita com os parceiros certos. Acesse o site da Maestro Frotas e saiba como nós podemos te ajudar com essas e muitas outras facilidades.

Fechar Menu