Como escolher os pneus ideais para sua frota?

Como escolher os pneus ideais para sua frota?

O mercado de veículos oferece diversos modelos de peças e acessórios, o que pode confundir muitos gestores na hora de buscar as melhores opções para suas frotas. Mas há itens que merecem atenção especial, dentre eles os pneus. Escolher os pneus ideais para sua frota é imprescindível para garantir mais segurança, durabilidade e conforto na direção. 

Pneus de boa procedência e em bom estado de uso também têm influência direta no desempenho geral dos automóveis, interferindo na performance dos sistemas de direção, frenagem e suspensão.

Perdendo apenas paras as despesas com combustíveis e manutenções, os pneus representam cerca de 12% do custo de uma frota. Portanto, é preciso escolher modelos cuja vida útil ofereça um bom custo-benefício para a empresa.

Para garantir que todos esses requisitos estão sendo atendidos, é preciso conhecer melhor o assunto e tomar decisões assertivas na hora da compra. Nesse artigo nós trazemos algumas dicas indispensáveis sobre como escolher os pneus ideais para sua frota.

Dicas para escolher pneus ideais para sua frota

Identifique o seu tipo de veículo

Para cada tipo de veículo há um modelo de pneu adequado. O código que indica para qual tipo de automóvel o pneu serve está indicado na lateral dele, através de uma ou mais letras, junto com a medida.

Dessa forma, o primeiro passo para escolher os pneus ideias para a sua frota é verificar qual a categoria do seu veículo. Depois, basta checar o código no pneu:

P: ideal para carros de passeio;

LT: ideal para caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos);

ST: indicado para reboques e motorhomes;

C: recomendado para caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Leia o manual do fabricante

Buscar ajuda no manual do fabricante, que acompanha o veículo, é uma forma rápida e prática de encontrar respostas sobre o modelo de pneu a ser comprado.

Ele irá trazer as informações corretas sobre tamanho, largura e pressão do pneu, além de contar orientações importantes do fabricante, que servem para evitar problemas nas demais partes do veículo e reduzir o risco de acidente.

Confira a medida e o índice de carga do pneu

Verificar a medida do pneu é outro ponto fundamental, e compreendê-la pode ser um pouco mais difícil. Isso porque a medida é uma sequência de letras e números que ficam na lateral do produto. Para entender melhor, vamos considerar o número 195/55R16 87V:

195 – é a largura do pneu em milímetros.

55 – é o perfil do pneu, a altura lateral. E ela está em porcentagem. Ou seja, no exemplo, a medida 55 representa 55% da largura do pneu.

16 – é a medida aro, ou diâmetro da roda. No nosso exemplo, ela mede 16 polegadas.

R – Significa radial, que é o tipo de construção do pneu. Ele se refere à disposição dos fios de aço na carcaça do pneu. A maioria dos pneus vendidos atualmente são do tipo radial.

87V – é um código que informa quanto o pneu suporta de peso e a velocidade máxima recomendada para ele. Mas aqui é importante entender que tanto o número quanto a letra são códigos para outros valores.

Na tabela de velocidade, o V corresponde ao limite de 240 km/h. Já o 87 corresponde a aproximadamente 500kg por pneu. Para ambas as medidas, existem tabelas universais que podem ser consultadas.

Verifique o selo do Inmetro

A etiqueta do Inmetro no pneu indica três fatores importantes sobre o produto. São eles: a resistência do pneu ao rolamento, a aderência em pista molhada e o ruído externo. Essas são informações que precisam ser observadas com atenção e vão resultar em mais ou menos eficiência, economia de combustível e capacidade de frenagem.

Analise os tipos de via que você mais acessa

O tipo de via em que sua frota trafega também faz toda a diferença na hora de escolher o pneu, pois existem modelos que funcionam melhor em vias asfaltadas, outros que performam melhor na terra e há modelos que são eficientes nos dois tipos de terreno.

Se você quer entender melhor como escolher os pneus ideias para sua frota e consultar outras dicas sobre gestão de veículos, acesse o site da Maestro Frotas e consulte os nossos especialistas.

Fechar Menu