5 pontos-chave da gestão de frota pesada

5 pontos-chave da gestão de frota pesada

Como você tem feito a gestão de frota pesada? A gestão de empresas que operam nessa categoria exige cuidado com uma série de detalhes para garantir o equilíbrio entre a otimização dos recursos e a entrega de um serviço de excelência.

Para ter um gerenciamento eficiente de toda a operação é preciso atentar para fatores como a estrutura organizacional do negócio, os custos operacionais dos veículos e o controle dos gastos desnecessários.

Nesse processo, saber quais aspectos devem ser priorizados pode fazer toda a diferença. Elencamos neste artigo cinco pontos-chave da gestão de frota pesada que irão ajudar a sua empresa a prosperar. Confira a seguir:

Quais são os pontos-chave da gestão de frota pesada?

1. Conheça a fundo a sua frota

Em qualquer setor, conhecer bem os seus pontos fortes e fracos é primordial para realizar uma boa gestão. E na administração de frota pesada isso não é diferente. Contar com dados precisos sobre os custos operacionais da empresa permite que o gestor tome decisões acertadas e saiba onde precisa melhorar.

É preciso compreender exatamente para onde está indo o orçamento, quais gastos podem ser enxugados e quais são os setores da empresa que precisam de mais investimento. Portanto, levantar ou atualizar essas informações deve ser uma prioridade.

2. Monte uma boa Política de Frotas

Para que as atividades de rotina e os imprevistos do dia a dia possam ser administrados com facilidade, é fundamental contar com uma boa Política de Frotas. Na prática, isso significa dispor de um documento que enumere e detalhe normas e combinados para todas as operações da frota pesada, desde os compromissos dos motoristas até os direitos dos clientes.

Esse tipo de “manual” permite que os processos sigam uma lógica clara de obrigações e atitudes esperadas, protege juridicamente a empresa e auxilia a gestão de eventuais condutas equivocadas ou prejudiciais aos negócios.

3. Monitore motoristas e veículos

As particularidades da frota pesada tornam fundamental o monitoramento dos veículos e dos condutores da empresa. Por se tratar de um transporte com rotas longas, veículos pesados e grande volume de produtos, é preciso controlar os detalhes das operações de perto.

Saber de que forma os motoristas estão dirigindo, se estão cumprindo as leis de trânsito e otimizando o uso de combustível, bem como quais rotas estão sendo percorridas (e em quanto tempo) permite ao gestor administrar a logística de forma eficiente.

Com o uso de GPS ou telemetria, toda a frota pode ser monitorada e rastreada. Esses dispositivos enviarão os dados em tempo real para um sistema responsivo e de fácil utilização. A partir dessas informações, será possível traçar as melhores rotas, corrigir condutas prejudiciais e melhorar o uso de recursos como combustível e pneus.

4. Dedique tempo para realizar uma gestão estratégica

Na correria dos dias é comum que o planejamento estratégico da empresa seja deixado de lado em prol da preocupação com o cumprimento das operações básicas. Mas esse é um erro grave da gestão de frota pesada.

É preciso reservar um tempo para essa tarefa, delegando a administração de atividades mais simples como a gestão de multas e seguros, para focar nas estratégias e geração de receita do negócio.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Seja na análise dos custos operacionais, no monitoramento dos veículos ou na administração de todos esses dados, contar com os recursos tecnológicos disponíveis é sem dúvidas um dos principais pontos-chave da gestão de frota pesada.

Para isso, é preciso deixar de lado as velhas planilhas manuais e apostar no que há de mais novo no mercado em termos de rastreamento, diagnóstico e administração.

Além dos sistemas de GPS e telemetria, que já mencionamos, existem também os softwares de gestão, que contam com dashboards conectados aos dispositivos de monitoramento dos veículos. Esses sistemas reúnem, analisam e organizam os dados da empresa de forma clara e eficiente, facilitando a vida do gestor.

Você já conhecia esses pontos-chave da gestão de frota pesada? Quantos deles estão sendo aplicados no seu negócio atualmente? Para aderir a essas práticas e utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado sem medo, entre em contato com a Maestro Frotas. No nosso site você encontra especialistas preparados para otimizar e elevar a sua gestão.

Fechar Menu