O excesso de peso dos veículos representa um problema relevante para a segurança de todos que circulam nas vias. Por isso, foram criadas regulamentações para evitá-lo. Para compreendê-las e ajustar a sua operação de frota, é essencial, primeiramente, compreender o que é peso por eixo.
Afinal, importantes legislações, como a Lei da Balança, baseiam-se nessa métrica e é a partir dela que se determinam capacidades de carga para diferentes tipos de veículos que trafegam nas estradas brasileiras.
A seguir, tire as suas dúvidas sobre o tema. Saiba mais sobre os principais tipos e o que é peso por eixo. Compreenda a sua importância e como calculá-lo.
Quais são os tipos de eixo?
De forma simples, os eixos são as barras cilíndricas que conectam as rodas de cada lateral do veículo. Eles são fundamentais para o equilíbrio e a dirigibilidade do caminhão.
Há quatro tipos de eixo, sendo eles:
1. Eixos simples
Configuração mais básica possível dos eixos. São característicos de operações de transporte de cargas leves, que exigem agilidade e eficiência nas entregas urbanas.
Os eixos simples são classificados em:
- eixo de rodagem simples: tem apenas um pneu em cada ponta e capacidade de carga de até seis toneladas;
- eixo de rodagem dupla: conta com dois pneus por ponta e capacidade de carga de, no máximo, 10 toneladas.
2. Eixos duplos
Denominados dessa forma em razão das suas rodas contíguas, sem espaçamento entre um e outro eixo. Eles são comuns em veículos mais robustos, utilizados para transporte de carga pesada e que operam em longas distâncias.
Há dois tipos de eixos duplos:
- eixos duplos em tandem: sem espaçamento entre os eixos e com capacidade de carga de até 13,5 toneladas;
- eixos duplos não em tandem: com espaçamento igual ou superior a 2 metros entre os eixos e com capacidade de carga de, no máximo, 20 toneladas.
3. Eixos triplos
Por sua vez, este tipo apresenta um terceiro grupo de rodas traseiras, sendo comuns em veículos de grande porte, sobretudo de operações do agronegócio, para o transporte de cereais a granel.
Há três composições de eixos triplos, sendo elas:
- triplo tandem de até 1,20 metro e com capacidade de carga de até 25 toneladas;
- triplo tandem entre 1,20 m e 2,40 metros e com capacidade de carga de até 27 toneladas;
- triplo tandem com mais de 2,40 metros e com capacidade de carga de, no máximo, 30 toneladas.
O que é peso por eixo?
O peso por eixo é uma métrica que representa o limite de carga que cada eixo do veículo pode suportar. Ele é um parâmetro relevante para garantir a vida útil estimada do veículo e para a conservação e segurança das estradas.
É importante destacar que o peso por eixo não é o mesmo que peso bruto total. Para a Lei da Balança, por exemplo, é considerado o peso por eixo, que corresponde à carga distribuída em cada eixo, e não o peso total, que representa a capacidade integral de carga do veículo.
Qual é a importância do peso por eixo?
É fundamental que gestores de frota, a sua equipe e os condutores compreendam o que é peso por eixo, já que essa é uma métrica essencial. Afinal, o peso por eixo influencia:
- no cálculo do limite de carga;
- na conformidade com normativas como a Lei da Balança;
- na segurança nas estradas;
- na saúde mecânica dos veículos;
- no consumo de combustível;
- no desgaste precoce dos caminhões e de seus pneus e rolamentos;
- nos custos de manutenção da frota;
- na dirigibilidade do veículo.
Como calcular o peso por eixo?
Como a balança mostra o peso bruto total, é importante saber como calcular o peso por eixo. Há equipamentos específicos que realizam facilmente essa pesagem, podendo ser um investimento útil para as operações com frotas.
Fazer essa checagem é indispensável para a correta distribuição do peso por eixo, evitando sobrecarga e problemas durante a fiscalização.
A seguir, confira uma maneira simples de fazer essa conferência:
- eixo isolado com 2 pneus: até 6 toneladas;
- eixo isolado com 4 pneus: até 10 toneladas;
- dois eixos direcionais com dois pneus cada: até 12 toneladas;
- dois eixos em tandem com quatro pneus cada: até 17 toneladas.
A partir disso, fica fácil fazer o cálculo. Por exemplo, um caminhão trucado terá capacidade de carga de, no máximo, 23 toneladas, sendo: seis toneladas do eixo isolado com 2 pneus somadas às 17 toneladas dos eixos em tandem com 4 pneus.
Por sua vez, um caminhão toco terá a capacidade de 6 toneladas do eixo isolado com 2 pneus somada à capacidade de 10 toneladas do eixo isolado com 4 pneus, resultando no limite máximo de 16 toneladas.
É importante saber que há margens de tolerância para esses limites. Isso ocorre porque pode haver variações conforme diferenças técnicas e nas calibragens entre as balanças.
Para o peso por eixo, a tolerância é de 10%. Assim, se o limite de capacidade for de seis toneladas por eixo do veículo, com a margem teremos o total de 600 quilos.
No entanto, é preciso atenção: para o peso bruto total, há uma margem diferente: de somente 5% de tolerância. Com isso, um limite de 16 toneladas de peso bruto total, com a tolerância, resulta em 16.800 quilos.
Se forem extrapolados os limites, fica-se passível ao recebimento de multas e outras penalidades, como a perda de pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Quanto maior for o excesso em relação ao limite estabelecido, mais severa será a infração e a sua penalidade.
Tirou as suas dúvidas sobre o que é peso por eixo? Para saber mais, leia também o artigo Tabela de pesagem de caminhão: entenda seu funcionamento.