Popular em veículos, o insulfilm é um acessório usado, principalmente, para proporcionar mais conforto e segurança aos ocupantes. Mas, afinal, quais são os tipos de insulfilm?
Neste artigo, saiba quais são os tipos de insulfilm e veja o que é permitido por lei. Acompanhe!
O que é insulfilm?
O insulfilm, também conhecido como película automotiva, é um filme fino de poliéster que pode ser aplicado nas janelas dos veículos. Sua principal função é reduzir a entrada de luz solar, calor e raios UV no interior do carro.
Quais são os benefícios do insulfilm?
Conforto térmico
O insulfilm reduz a entrada de calor no veículo, ajudando a manter a temperatura interna mais agradável, especialmente em dias quentes.
Proteção contra raios UV
O insulfilm bloqueia a maioria dos raios ultravioleta. Isso protege os ocupantes do carro e, também, evita o desbotamento do estofado.
Privacidade
Por dificultar a visão do interior do veículo por pessoas de fora, o insulfilm aumenta a privacidade, podendo diminuir o risco de furtos.
Redução de ofuscamento
Como o insulfilm diminui o brilho do sol, ele proporciona uma condução mais confortável e segura.
Segurança
Em caso de quebra, o insulfilm pode segurar os fragmentos de vidro, minimizando o risco de ferimentos.
Apelo estético
Por fim, o insulfilm também tem um apelo estético. Muitos motoristas optam pelo seu uso para dar um visual mais moderno e sofisticado aos seus carros.
Quais são os tipos de insulfilm?
Existem diversos tipos de insulfilm disponíveis no mercado. Assim, a escolha da película ideal dependerá das necessidades e preferências do motorista, bem como das regulamentações legais. Veja abaixo.
1. Insulfilm comum ou básico
O insulfilm comum ou básico é o tipo mais acessível de insulfilm. Como o nome sugere, ele oferece um nível básico de proteção contra os raios solares e pode proporcionar um pouco de privacidade. No entanto, como não bloqueia totalmente os raios ultravioletas, não oferece grande redução de calor.
2. Insulfilm fumê
O insulfilm fumê, por sua vez, é um dos mais populares. Ele tem uma tonalidade cinza mais escura que ajuda a bloquear uma parte significativa da luz solar e do calor. Logo, além de proporcionar privacidade, reduz o brilho do sol, tornando a condução mais confortável.
3. Insulfilm espelhado
O insulfilm espelhado possui um acabamento reflexivo, semelhante a um espelho. Ele é altamente eficaz na rejeição de calor e raios ultravioletas, proporcionando um alto nível de privacidade.
No entanto, vale destacar que o insulfilm espelhado não é permitido em algumas regiões do veículo por conta do seu efeito ofuscante para outros motoristas.
4. Insulfilm metalizado
O insulfilm metalizado contém uma camada de metal que reflete o calor e os raios solares. Por isso, ele é mais eficaz na redução de calor se comparado ao insulfilm comum e ao insulfilm fumê.
Contudo, é preciso ter em mente que o insulfilm metalizado pode interferir na recepção de sinais de rádio e GPS.
5. Insulfilm de segurança
O insulfilm de segurança é mais espesso e resistente, projetado para aumentar a segurança do veículo. Ele oferece proteção adicional contra quebra de vidro, dificultando a entrada em caso de roubo ou vandalismo.
Além disso, também oferece proteção contra raios ultravioletas e redução de calor.
6. Insulfilm cerâmico
O insulfilm cerâmico é uma opção mais avançada e cara, porque é feito com materiais cerâmicos não condutores. Ele é eficaz na rejeição de calor e bloqueio de raios ultravioletas e não interfere nos sinais de rádio, celular ou GPS.
Para completar, não desbota com o tempo e proporciona um visual mais claro e nítido, mesmo com sua alta proteção solar.
7. Insulfilm colorido
Disponível em várias cores, esse tipo de insulfilm é utilizado, principalmente, para fins estéticos. Embora possa proporcionar alguma proteção contra raios solares, sua principal função é personalizar a aparência do veículo.
No entanto, lembre-se de que o uso do insulfilm colorido, dependendo da sua tonalidade, pode estar sujeito a restrições legais.
Quais tipos de insulfilm são permitidos por lei?
No Brasil, o uso de insulfilm é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 960/2022, que estabelece os níveis de transparência mínima para as películas automotivas.
O seu objetivo é garantir a segurança dos motoristas e pedestres, assegurando que a visibilidade dentro e fora do veículo não seja comprometida. Veja, a seguir, quais são as regras.
Insulfilm no para-brisa dianteiro
De acordo com a legislação, o para-brisa dianteiro deve permitir uma transmissão luminosa mínima de 70%. Isso significa que somente películas muito claras são permitidas nesta área do veículo.
Insulfilm nos vidros laterais dianteiros
Os vidros laterais dianteiros devem permitir uma transmissão luminosa mínima de 70%. O objetivo é assegurar que os motoristas e os passageiros da frente possam ser vistos de fora, facilitando a identificação em caso de emergências ou abordagens policiais.
Insulfilm nos vidros laterais traseiros e no vidro traseiro
Para os vidros laterais traseiros e o vidro traseiro, a transmissão luminosa mínima exigida é de 28%. Isso permite o uso de películas mais escuras, que oferecem mais privacidade aos passageiros na parte de trás do veículo.
No entanto, mesmo nesses casos, a visibilidade não pode ser totalmente obstruída para que a segurança seja mantida.
O uso de insulfilm espelhado é permitido?
Geralmente, o uso de insulfilm espelhado é proibido em veículos devido ao seu potencial de causar ofuscamento a outros motoristas. Apesar de ser permitido em situações específicas, sua aplicação é limitada para evitar riscos à segurança no trânsito.
O uso de insulfilm de segurança é permitido?
Desde que respeite os limites de transparência estabelecidos, o insulfilm de segurança pode ser utilizado em qualquer janela do veículo. Ele oferece uma camada extra de proteção contra quebras e é uma opção popular para aqueles que buscam mais segurança.
O conteúdo foi útil para você? Então, siga acompanhando o blog da Maestro Frotas!