A etapa de plantio é central para a qualidade e produtividade da safra. Por isso, é muito importante compreender as funções e os diferenciais dos maquinários e implementos para mecanizar o plantio, especialmente a plantadeira agrícola.
Continue a leitura para compreender mais sobre o que é uma plantadeira agrícola, quais são seus tipos e componentes e suas principais finalidades de uso. Confira.
O que é uma plantadeira agrícola?
A plantadeira agrícola, também conhecida como plantadora, é um dispositivo que é acoplado a um trator. Ela faz a dosagem e a colocação de sementes graúdas e partes vegetativas das plantas no processo de plantio.
De forma simples, é um implemento agrícola que dosa e distribui no solo esses elementos com alinhamento e espaçamento adequados para garantir o melhor aproveitamento do local de plantio e reduzir o desperdício da terra.
Com isso, a plantadeira otimiza a etapa de plantio preparando adequadamente o solo, abrindo sulcos e introduzindo as sementes na área determinada para um plantio mais ágil e eficiente.
Ela é indicada, principalmente, para o plantio de toletes, tubérculos e manivas, incluindo milho, soja, batatas, mandiocas e cana-de-açúcar.
Quais são os componentes de uma plantadeira agrícola?
A plantadeira agrícola funciona a partir de um conjunto de componentes que trabalham juntos para assegurar um plantio mais preciso, uniforme e eficiente.
Entre seus componentes, estão:
- chassi: revestido por lâminas e discos para a preparação do solo;
- dosadores: componente interno para dosar as sementes.;
- reservatório: para armazenar as sementes e as partes vegetativas;
- tubo: para a condução das sementes;
- plataforma: para o transporte das sementes, dos adubos e das partes vegetativas;
- discos: utilizados para a abertura dos sulcos para a inserção das sementes;
- guias: fazem o controle da profundidade do plantio;
- raspadores: para a limpeza das sujidades e para assegurar a performance integral dos discos;
- ponteiras: para abrir sulcos para o depósito do adubo;
- rolamentos: para que os componentes trabalhem em sincronia;
- retentores: fazem a vedação dos rolamentos, evitando a contaminação por partículas de pó ou areia;
- sensores: garantem o caimento adequado das sementes dimensionadas para a área;
- válvulas: para a regulagem da quantidade de sementes a serem depositadas no solo.
Quais são os tipos de plantadeiras agrícolas?
Há duas categorias principais de plantadeiras agrícolas, cada uma com as suas especificidades e indicações de uso. São elas:
- plantadeiras mecânicas: recomendadas para uso de grãos mais grossos. Elas operam tendo como base a gravidade para fazer a distribuição das sementes de modo uniforme;
- plantadeiras pneumáticas: indicadas para grãos graúdos, elas operam a partir de um sistema de pressão positiva ou a vácuo para uma distribuição mais homogênea das sementes com distância correta nas linhas, o que eleva a eficiência e precisão do plantio.
O que faz uma plantadeira agrícola?
Os maquinários revolucionaram o setor agrícola, otimizando as lavouras para o melhor aproveitamento da terra, reduzindo o custo operacional, elevando a agilidade e produtividade, garantindo padronização e previsibilidade e a qualidade dos resultados e tornando processos como o de plantio mais eficientes.
A plantadeira agrícola é um exemplo desses avanços, realizando funções como:
- armazenamento de sementes e partes vegetativas até o momento do plantio;
- preparação do solo para semeadura;
- adubagem para assegurar um desenvolvimento adequado da cultura;
- plantio em grandes áreas e em um curto espaço de tempo;
- liberação controlada das sementes e partes vegetativas no solo, evitando desperdícios e garantindo o uso eficiente dos insumos;
- compactação do solo próximo às sementes, deixando-o mais denso para ajudar no seu crescimento;
- cobertura dos elementos após serem depositados no solo;
- garantia de um controle de qualidade e de um plantio uniforme.
Qual é a diferença entre plantadeira agrícola e semeadeira?
É comum que esses equipamentos de produção agrícola sejam confundidos já que ambos têm a função de depositar e distribuir os elementos no solo, dando início a uma nova cultura. Entretanto, há algumas diferenças entre eles, sobretudo quanto às indicações de uso e a forma como realizam a distribuição das sementes.
De modo resumido, a plantadeira tem a função principal de executar a operação de plantio de culturas. Já a semeadeira é responsável principalmente pela dispersão das sementes.
Além disso, a plantadeira é indicada para culturas que exigem um plantio robusto e com maior espaçamento entre as sementes, enquanto a semeadeira é ideal para sementes pequenas e que demandam uma distribuição mais densa e uniforme no solo.
Como escolher uma plantadeira agrícola?
O plantio é a etapa inicial do ciclo de cultivo e, se for feito da forma errada, prejudica os resultados de toda a safra. Por isso, escolher uma plantadeira agrícola ideal é fator tão importante para que o plantio seja bem-sucedido.
O equipamento certo também ajudará a elevar a produtividade, a economizar insumos, reduzir custos operacionais e elevar a eficiência. Alguns pontos relevantes para orientar a escolha ideal são:
- tipo de cultura: diferentes culturas apresentam diferentes exigências quanto a fatores como espaçamento, densidade e profundidade. É preciso optar pelo modelo que atenda a essas especificidades de forma adequada;
- tamanho da operação: para áreas menores, é possível utilizar uma plantadeira mais compacta e fácil de manobrar enquanto para grandes propriedades será preciso investir em um modelo mais robusto e produtivo em larga escala;
- tipo de solo: solos mais densos requerem equipamentos com maior capacidade de penetração, já nos mais leves, modelos com menor pressão são mais indicados para evitar problemas com a compactação do solo;
- largura de trabalho x trator utilizado: modelos com maior amplitude de trabalho são mais produtivos para plantar fileiras de modo simultâneo, mas demandam o uso de tratores de alta potência e tração;
- topografia: em áreas com variações de terreno, é indicado utilizar uma plantadeira agrícola com mecanismos de ajuste e sistemas de controle de profundidade de plantio, que possa adaptar-se ao terreno para assegurar uniformidade ao plantio.
Este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando os novos artigos no blog da Maestro Frotas!