O que é uma carreta? Confira!

O que é uma carreta? Confira!

Apesar de serem bastante utilizadas nas frotas brasileiras, é comum haver a dúvida: afinal, o que é uma carreta?

Muitas vezes, confundida com caminhão, a carreta é uma alternativa versátil e eficiente para transportar cargas no modal rodoviário. No entanto, para agir em conformidade com a lei e para ter o melhor resultado em sua utilização, é fundamental compreender algumas particularidades sobre esse equipamento. 

A seguir, saiba mais sobre o que é uma carreta, quais são os seus componentes e quais são suas principais utilizações e tipos. Confira. 

O que é uma carreta? 

A carreta é um equipamento articulado voltado ao transporte de cargas mais pesadas. Ela é conhecida por ser dividida em duas partes: o cavalo mecânico, a parte dianteira com a cabine do motorista que funciona como unidade de tração, e a carroceria, parte traseira onde é alocada a carga. 

A sua capacidade de carga varia principalmente conforme o número de eixos do cavalo mecânico do veículo. 

Quais são os componentes de uma carreta?  

Os componentes básicos de uma carreta são:  

  • o cavalo mecânico; com as rodas de tração, o motor e a cabine do motorista; 
  • a carroceria; o módulo de carga, que pode ser composto por um ou mais semirreboques. 

Além disso, a carreta é composta por:   

  • eixos: componentes encaixados aos pares em suas rodas; 
  • sistemas de freios; 
  • sistema pneumático e de rodagem; 
  • sistema elétrico e de iluminação; 
  • sistema de direção e suspensão; 
  • sistema de combustível. 

O que faz uma carreta? 

Por possibilitar diferentes configurações e o transporte de diversos tipos de cargas, a carreta é um veículo bastante versátil.  

Assim, ela é utilizada para fazer o transporte de variados tipos de encomendas e materiais, desde cargas mais pesadas até as mais leves, porém volumosas. Ela é bastante utilizada para o transporte de grãos e produtos a granel. 

Em razão disso, há algumas restrições para a circulação de carretas em perímetros urbanos. Esse fator deve ser considerado na hora de planejar a composição da sua frota e as suas operações. 

Qual é a diferença entre carreta e caminhão? 

É comum haver alguma confusão entre o que é uma carreta e um caminhão. De forma simples, o caminhão é um veículo fixo, composto por uma única parte, que corresponde à estrutura completa com cabine, motor e carroceria. 

Já a carreta é composta por duas partes, o cavalo mecânico e a carroceria, podendo, ainda, ser articulada.  

Quais são os tipos de carreta? 

Há diversos tipos de carretas. Comumente, elas são classificadas como: 

Cavalo mecânico  

Carreta com eixo simples, isso é, com duas rodas de tração. Ela pode ser utilizada com diversos tipos de semirreboque, conforme a carga transportada. 

Cavalo mecânico trucado ou LS 

Conta com eixo duplo, o que permite melhor distribuição do peso e da pressão sobre as rodas. Por isso, pode transportar cargas mais robustas.  

Carreta 2 eixos 

Entre os principais tipos de carretas, essa é a que apresenta menor capacidade de transporte de carga, tendo 33 toneladas como o seu limite de peso. 

Ela é composta por um cavalo mecânico e um semirreboque, sendo que cada um deles conta com dois eixos. Uma de suas características marcantes é a facilidade de manobra. Por esse motivo, ela é indicada para trafegar em vias urbanos e em rodovias. 

Normalmente, é utilizada no transporte de cargas de médio porte. Isso inclui alimentos, produtos industriais, entre outros. 

Carreta 3 eixos 

Apresenta um cavalo mecânico simples, de dois eixos, além de um semirreboque com três eixos.  

A carreta 3 eixos é frequentemente a escolha ideal para o transporte de cargas mais pesadas, tais como materiais de construção e diversos tipos de equipamentos robustos. Sua capacidade é maior do que a da carreta 2 eixos, sendo de 41,5 toneladas.  

Carreta cavalo trucado 

Este tipo conta, além do cavalo mecânico trucado, com um semirreboque com três eixos. Assim, ela apresenta capacidade de carga ampliada, possibilitando o transporte de mercadorias mais pesadas e volumosas. 

Bitrem ou treminhão 

Este tipo de carreta tem sete eixos e os seus semirreboques podem ser tracionados por um cavalo mecânico trucado

Ela apresenta uma boa distribuição do peso e, com isso, boa estabilidade ao longo do transporte de cargas. 

Rodotrem 

Trata-se da combinação entre dois bitrens, conectados por uma unidade de articulação que é conhecida como dolly. Conta também com nove eixos e uma ampla capacidade de carga. 

Carreta baú 

Essa carreta é completamente fechada. Isso facilita o transporte de itens de alto valor agregado ou de cargas especiais de maior fragilidade. 

Por isso, ela é frequentemente utilizada para itens sensíveis à temperatura e às variações climáticas, tais como produtos eletrônicos e alimentos perecíveis. 

Carreta Sider 

Este tipo de carreta conta com lona deslizante, possibilitando uma melhor acomodação às mercadorias, além de carga e descarga facilitadas

Por essas características, ela pode ser uma boa opção para o transporte de alimentos e de materiais de construção. 

Carreta prancha 

Esta carreta tem uma plataforma plana e baixa e conta com as laterais abertas e sem grades. Isso facilita o transporte de cargas indivisíveis e de maiores dimensões. 

Por esse motivo, a carreta prancha comumente é utilizada para o transporte de itens bastante robustos, como escavadeiras, tratores, estruturas metálicas, etc. 

Carreta basculante 

Este tipo de carreta é normalmente utilizado para transportar areia e outros minerais. Isso porque ela tem um sistema manual ou hidráulico que possibilidade que uma de suas extremidades seja erguida para escoar a carga transportada. 

Carreta tanque 

Essa carreta é indicada para transportar líquidos, tais como leite e combustível. 

Carreta cegonha 

A carreta cegonha é composta por um cavalo mecânico e um implemento, conhecido como cegonheira.  

Carreta graneleira 

Este tipo de carreta possui a carroceria vazada. Ela é bastante utilizada no agronegócio para transportar grãos e insumos. 

Agora que você sabe o que é uma carreta, descubra o que é um caminhão traçado e quais são as suas vantagens.

Fechar Menu