O trator tem um papel central na produtividade, modernização e eficiência das atividades no campo. Os diferentes tipos de trator agrícola são utilizados para mecanizar muitas tarefas-chave, como plantio, cultivo, aragem do solo, pulverização, colheita, etc.
Neste artigo, conheça quais são os tipos de trator agrícola e tire suas dúvidas. Boa leitura!
O que é um trator agrícola?
O trator agrícola é um equipamento utilizado para a mecanização das atividades no campo. Assim elas se tornam mais produtivas, eficientes e rápidas, diminuindo o desperdício, a morosidade e o custo das operações.
Por essa razão, ele é projetado para trabalhar em diversas condições e terrenos, sendo muito versátil.
Embora seja mecanicamente semelhante a um carro ou caminhão, o trator agrícola é especialmente projetado para fornecer alta potência em baixas velocidades. Isso permite que ele levante, puxe e empurrem cargas bem pesadas, agilizando, facilitando e elevando a segurança de diversas tarefas importantes.
Ao ser acoplado a implementos agrícolas (como arados, pulverizadores e semeadoras), os benefícios de sua utilização na produção agrícola são ampliados. Veja, a seguir, suas principais funções:
- preparação do solo (arar, nivelar, etc.);
- plantio e semeadura;
- colheita;
- transporte de materiais, safras e equipamentos;
- rebocagem de objetos;
- acionamento de máquinas estacionárias;
- irrigação e pulverização, com a aplicação de água, adubos, fertilizantes e defensivos.
Quais são os componentes básicos de um trator agrícola?
Embora ocorram variações conforme os diferentes tipos de trator agrícola, os seus componentes básicos são:
Motor
O motor é a fonte de energia para os tratores, transformando combustível em movimento.
Sistema de combustível
O sistema de combustível armazena o combustível em tanque e, em seguida, o entrega ao motor por meio de injetores de combustível ou de um carburador.
Sistema de resfriamento
O sistema de resfriamento regula a temperatura do motor, evitando que ele superaqueça. Isso permite sua operação em uma temperatura adequada quando o clima está frio.
Sistema hidráulico
O sistema hidráulico facilita o levantamento e o controle de acessórios e implementos pesados, garantindo uma operação mais segura, ágil, eficiente e precisa.
Pneus
Embora alguns tratores tenham esteiras giratórias, a maioria tem rodas equipadas com pneus projetados para o terreno e a finalidade específica de uso.
Tomada de força
Junto à caixa de engrenagens, a tomada de força permite que o trator alimente diversos implementos e acessórios.
Cabine fechada
Alguns tipos de trator agrícola têm cabines fechadas que possibilitam que os operadores controlem o equipamento em um espaço mais protegido com janelas, limpadores de para-brisa e controle climático.
Quais são os tipos de trator agrícola?
No mercado, há diferentes tipos de trator agrícola, que são classificados, sobretudo, de acordo com a sua função, forma de locomoção e chassi. Veja abaixo.
1. Microtrator
O microtrator apresenta uma potência que varia de 10 cavalos a 30 cavalos. Ele é indicado para áreas mais limitadas, que exigem manobras precisas. Por isso, é bastante utilizado em atividades em pequenas propriedades rurais, hortas e jardins.
Por ser mais compacto e de uso restrito, esse tipo de trator tende a ser mais econômico tanto em termos de investimento inicial quanto de manutenção e uso de combustível.
2. Trator de tração simples
O trator de tração simples se distingue por ter uma única roda motriz, normalmente, na parte traseira, com a função de fazer a tração do equipamento.
Ele tem uma potência menor e, por isso, é recomendado para tarefas mais leves e pontuais, como o preparo do solo de pequenos espaços e o transporte de cargas mais leves.
3. Trator pneu 2RM
O trator pneu 2RM conta com duas rodas motrizes, normalmente, as traseiras. Isso assegura uma boa estabilidade e aderência, mesmo em terrenos mais úmidos e irregulares. Ele é bastante utilizado na agricultura brasileira.
Seu uso é recomendado para atividades que exijam mais força e capacidade de torque, incluindo aragem em áreas inclinadas.
4. Trator pneu 4RM
O trator pneu 4RM é o modelo que conta com tração nas quatro rodas. Ele tem potência e performance otimizados em relação ao trator pneu 2RM. Além disso, apresenta maior coeficiente de aderência, o que o torna mais eficiente operacionalmente.
Essas características o tornam ideal para áreas acidentadas e com condições climáticas adversas. Logo, é utilizado em trabalhos agrícolas como aragem, preparação do solo, semeadura e plantio.
5. Trator articulado
O trator articulado é indicado para uso em terrenos irregulares ou com a presença de obstáculos, como estufas e pomares. Isso porque é mais fácil de manobrar, mesmo em curvas estreitas e em áreas menores.
6. Trator de esteira
O trator de esteira conta com maior tração, resistência e estabilidade, até mesmo em áreas acidentadas ou arenosas. É recomendado para atividades mais pesadas e exigentes, tais como arar solos mais compactos.
No entanto, esteja atento: em razão da sua estrutura de tração, esse tipo de trator apresenta menor velocidade.
7. Trator de alta safra
O trator agrícola de alta safra conta com atributos para operar em culturas de elevado crescimento e que demandem mais espaço livre entre as rodas e o solo, tal como o algodão.
Suas rodas são mais estreitas e ele apresenta um perfil mais baixo. Assim, não causa danos à lavoura. Por último, sua cabine é mais alta em comparação a outros modelos de tratores.
O conteúdo foi útil para você? Então, continue acompanhando o blog da Maestro Frotas!