Como aumentar a vida útil da sua frota de veículos?

Como aumentar a vida útil da sua frota de veículos?

O uso de um veículo faz com que ele se deprecie naturalmente. Esse processo de desgaste é ainda maior quando uma frota de veículos é utilizada de forma profissional, já que o uso passa a ser muito mais intenso. 

Lataria, estofamentos, motor, amortecedores e outras partes mecânicas e elétricas vão se desgastando com o tempo, diminuindo a eficiência do carro e afetando diretamente o conforto de quem dirige. Paralelamente, vão aumentando os gastos com manutenção, consertos e substituição de peças.

Tudo isso contribui para a desvalorização do automóvel no mercado, que passa a valer bem menos do que quando foi adquirido. Dessa forma, o investimento feito pelo comprador se torna um prejuízo.

Adotar alguns cuidados com os veículos reduz esses problemas e prolonga a vida útil deles, permitindo que sejam utilizados de forma eficiente, com menos gastos de manutenção e por muito mais tempo, além de poderem ser vendidos por um preço mais justo quando chega a hora da troca.

Mas você sabe como aumentar a vida útil da sua frota de veículos? Nesse artigo listamos algumas dicas para tornar isso possível, aumentando a sua lucratividade sem perder qualidade nas operações do dia a dia.

4 formas de aumentar a vida útil da frota de veículos

1. Realize manutenções preventivas

A manutenção preventiva, feita de forma agendada e antes dos veículos apresentarem problemas é a melhor forma de garantir que eles estarão sempre funcionando em boas condições.

Além disso, esse tipo de manutenção evita gastos com problemas agravados pela falta de correção adequada. Diversos problemas mecânicos, se resolvidos no início, saem muito mais baratos do que quando já se tornaram irreversíveis e exigem, por exemplo, a substituição total de peças.

2. Calibre os pneus regularmente

Atentar para os pneus dos automóveis é outra forma eficiente de aumentar a vida útil da sua frota de veículos. Essa medida também é importante para economizar combustível, que é um dos principais gastos das empresas com suas frotas.

Isso tudo porque, quando estão murchos, os pneus de um veículo exercem maior área de contato com o solo, o que implica em mais atrito e faz com que o veículo precise empregar mais força às rodas para se deslocar. Isso aumenta a força que o motor precisa fazer, gera mais gastos com combustível e contribui para o desgaste mais rápido dos pneus.

3. Evite combustível adulterado

Como já mencionamos, os gastos com combustível representam um dos custos mais altos de uma frota, especialmente em tempos de aumento no valor do diesel e da gasolina. Isso pode levar alguns gestores a optarem por combustível de procedência duvidosa, que costuma ter um preço mais acessível.

O problema é que produtos nessas condições costumam estar adulterados e podem trazer uma série de prejuízos para os veículos, ainda mais a longo prazo. Corrosão interna, aumento do consumo de combustível e das emissões de gases nocivos à atmosfera estão entre as principais desvantagens do uso de combustível adulterado.

O combustível de qualidade, por sua vez, especialmente se for aditivado e de fornecedores com boa reputação, pode contribuir para aumentar a vida útil da sua frota de veículos e evitar gastos com manutenção.

4. Monitore sua frota e condutores

Os cuidados que os condutores adotam com os veículos podem ser definitivos para diminuir ou aumentar a vida útil da sua frota de veículos. O uso adequado de um carro, com abastecimento correto, respeito aos limites de velocidade, cautela em solos irregulares e outras medidas de precaução mantêm os carros em boas condições por mais tempo, evitando idas ao mecânico e preservando os veículos para o momento da troca.

Investir em equipamentos que monitorem as rotas feitas com os carros da empresa, assim como a conduta de quem está conduzindo eles podem ser uma excelente opção para garantir que a sua frota está sendo utilizada com prudência e zelo.

Para saber mais sobre esse assunto e conhecer outras práticas eficientes de gestão de frotas, acesse o site da Maestro e fale com um de nossos consultores.

Fechar Menu