5 aspectos do negócio agrícola que podem ser terceirizados

5 aspectos do negócio agrícola que podem ser terceirizados

O negócio agrícola é uma atividade complexa que envolve muitos processos diferentes, incluindo plantio, cultivo, colheita, armazenamento e distribuição. Por isso, gerir um agronegócio pode ser desafiador, especialmente quando se trata de equilibrar as necessidades operacionais, financeiras e administrativas.

Uma das soluções para simplificar a gestão e as operações é terceirizar alguns aspectos do negócio agrícola. Mas quais são os principais processos que podem ser terceirizados? Confira logo a seguir!

Quais aspectos do negócio agrícola podem ser terceirizados?

1. Serviços de colheita e cultivo

A colheita e o cultivo são algumas das atividades mais intensivas em mão de obra no agronegócio. Gerir uma equipe de colheita pode ser caro e desafiador. Por outro lado, a terceirização desses serviços é uma solução rentável para as empresas agrícolas, que podem se concentrar em outras áreas do negócio, como gestão de vendas e marketing.

As empresas especializadas em serviços de colheita e cultivo possuem a experiência, as ferramentas e as habilidades necessárias para colher e cultivar de forma eficiente – garantindo a qualidade e a eficácia do trabalho.

2. Serviços de armazenamento

O armazenamento de produtos agrícolas é uma atividade crítica no agronegócio. Com a terceirização desse processo, as empresas agrícolas reduzem os custos operacionais, bem como os riscos de armazenamento, como perda de produtos por pragas ou condições climáticas adversas.

As empresas especializadas em serviços de armazenamento possuem os recursos necessários para garantir que os produtos agrícolas sejam armazenados de forma adequada, maximizando a eficiência e a eficácia do processo de armazenamento.

3. Gestão de RH

O gerenciamento de pessoas é um desafio no seu negócio agrícola? Certamente a contratação das pessoas certas é essencial para o sucesso de uma empresa agrícola. Para tirar o máximo desse processo, é possível terceirizar a gestão de RH – permitindo uma redução dos custos operacionais e mais assertividade ao lidar com os talentos.

4. Serviços de transporte

O transporte de produtos agrícolas é uma atividade complexa que envolve muitos processos diferentes, incluindo embalagem, carregamento e transporte. Ou seja, a eficiência desses processos é fundamental para alcançar resultados positivos.

A terceirização dos serviços de transporte permite que as empresas agrícolas se concentrem em outras áreas do negócio, como produção e vendas. Enquanto isso, seu parceiro usa sua experiência e habilidades para garantir que os produtos sejam transportados de forma segura e eficiente.

5. Gestão de frota

Gerir uma frota de veículos agrícolas pode ser complexo e caro, não é? Com a terceirização da gestão de frota, você tem acesso a diversos benefícios:

• Gera economia financeira em grande parte dos casos

• Atende a necessidades de equipamentos de curto prazo

• Fornece um desempenho especializado

• Satisfaz aumentos temporários de produção

• Substitui as máquinas próprias que estão fora de uso por conta de falhas ou manutenções

• Ajuda a cumprir os prazos

• Expande o estoque de máquinas

• Aumenta a capacidade geral quando e onde necessário

• Elimina a responsabilidade de teste, manutenção, serviço

• Facilita o gerenciamento do cronograma do projeto com recursos sob demanda

Além disso, o aluguel de máquinas agrícolas pode permitir que uma empresa maior aumente sua frota quando e onde necessário, enquanto pode ajudar uma empresa de pequeno ou médio porte a realizar trabalhos que requeiram equipamentos ou máquinas especiais.

Conte com a expertise da Maestro Frotas!

Você já conhecia os aspectos do negócio agrícola que podem ser terceirizados? É claro que um parceiro de confiança faz toda a diferença para que a empresa contratada realmente cumpra com todas as suas atribuições.

Se você deseja implementar a terceirização de frotas na sua empresa, conte com a Maestro Frotas. Somos uma empresa especializada no serviço de terceirização e gestão de frota de veículos para empresas de todos os portes.

Ampliamos nossa gama de produtos e agora sua empresa pode contratar além dos veículos de transporte, também seus equipamentos agrícolas em um só lugar. Locamos tratores, máquinas colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas para que você possa planejar sua safra antecipadamente, e alocar estes recursos para sua operação (plantio, novas tecnologias, etc)!

Visite o site da Maestro Frotas e conheça todos os nossos produtos e serviços para a sua empresa!

Fechar Menu