Vantagens da terceirização da gestão de frota para empresa

Vantagens da terceirização da gestão de frota para empresa

Quem gerencia um setor de Recursos Humanos, em algum momento, já se deparou com a dúvida se vale a pena fazer a terceirização de frota e/ou da gestão de frota da empresa. 

Esse departamento é cada vez mais exigido pelas organizações, já que tem conseguido assumir seu lugar de destaque como parceiro estratégico para que as empresas consigam obter sucesso por meio de seu capital humano.

Nesse contexto, os gestores da área têm que lidar com uma série de atividades e, entre elas, estão as relacionadas à gestão de frota do negócio. 

Se você está em dúvida se a terceirização é o caminho mais benéfico para a gestão de frota de sua empresa e para os objetivos de RH, confira o conteúdo detalhado que preparamos, a seguir, com diversos links com materiais extras para você se aprofundar nos assuntos e se sentir mais seguro para tomar sua decisão. 

Modelos da terceirização: descubra o ideal para a gestão de frota da sua empresa

Para aproveitar as vantagens da terceirização de frota para sua empresa, você pode optar por diferentes modelos de serviço. Entre os mais comumente oferecidos no mercado, estão:

1. Terceirização de frota

Esse é o modelo mais tradicional. Ele contempla a terceirização do ativo em si, isso é, apenas dos veículos, não incluindo o suporte para a gestão de frota. Esse modelo é bastante utilizado, por exemplo, por empresas que trabalham com frota pesada de veículos, mas é aplicável a diversos tipos de necessidades, incluindo frota operacional, comercial ou executiva (nesse caso, há também a possibilidade de personalização dos veículos com itens como blindagem, por exemplo).

O modelo é bastante vantajoso, uma vez que as empresas terceirizadas contam com parcerias comerciais com as principais montadoras do mercado, o que possibilita que trabalhem com valores e condições especiais de escolha de veículos para as empresas contratantes. 

Saiba mais sobre o funcionamento e os benefícios da terceirização de frota:

2. Gestão de frota 

Essa é uma opção mais robusta, que abrange o acesso a recursos, ferramentas e tecnologias que profissionalizarão ainda mais a gestão de frota de sua empresa, e possibilitarão que o RH e os gestores se foquem em outras tarefas mais relacionadas ao core business e que agreguem mais valor à organização.

Isso pode incluir:

Planejamento de frota

O parceiro desenvolve um planejamento e o dimensionamento da frota ideal para a contratante, ajudando-a a otimizar e a diminuir os custos relacionados aos veículos. 

Descubra mais sobre o que o planejamento de frota deve abranger

Gestão de frota própria

Serviço para apoiar a gestão de frota de veículos próprios da sua empresa. Com esse tipo de contrato, a organização terá à sua disposição a infraestrutura e a expertise de uma especialista em gestão de frota de veículos para administrar todas as demandas de sua frota própria, de modo profissional e utilizando as técnicas e os recursos mais modernos e eficientes do mercado.

Aqui, podemos incluir, por exemplo, serviços de telemetria, gerenciamento de multas e documentação, eximindo sua empresa da demanda de um funcionário exclusivo para executar essas atividades, entre outras coisas. 

Tire suas principais dúvidas sobre a gestão de frota própria:

Desmobilização de frota

Em algum momento, a frota atual de sua empresa já não será eficiente para as novas exigências do mercado. E anunciar, mostrar, negociar e vender esses veículos pode ser algo bastante trabalhoso e moroso se absorvido internamente pela equipe, gerando sobrecarga de trabalho e, possivelmente, levando a negociações menos vantajosas. Mas isso não precisa ser assim. 

O RH pode terceirizar essa tarefa. O parceiro terceirizado vai encontrar o cliente certo para comprar os veículos da sua frota, certificando-se de fechar o melhor negócio no menor tempo possível. E, escolhendo o parceiro ideal, tudo isso pode ser feito, inclusive, sem a cobrança de taxas fixas de comissão, somente um percentual por resultado.

Também recomendamos para você: 

Business Intelligence (B.I.)

Essa é uma tendência que o departamento de Recursos Humanos precisa conhecer. Você já ouviu falar que os dados serão o novo petróleo? O Big Data está batendo à porta das empresas e a sua, está preparada para isso?

Um dos passos iniciais e mais importantes nessa jornada passa pelo B.I. No entanto, adquirir, contratar e pagar mensalidades por esse tipo de solução pode ser trabalhoso e custoso para a empresa. Mas há parceiros que viabilizam isso! 

Com a terceirização oferecida por empresas especializadas em gestão de frota, sua empresa passará a contar com modernos e sofisticados recursos de análise de dados e informações. Desse modo, será possível mensurar todas as necessidades ou ajustes demandados para que a gestão de frota da empresa esteja sempre alinhada aos objetivos estratégicos do negócio e na vanguarda de seu mercado.

Saiba mais sobre o assunto:

6 benefícios obtidos com a terceirização de frota e com a terceirização da gestão de frota

Se você está encarregado de avaliar ou obter informações para fundamentar a decisão sobre terceirizar ou não a frota de veículos de sua empresa, conheça alguns dos principais benefícios potenciais que a terceirização oferece:

1. Atração e retenção de talentos por meio de veículos valorizados

Você sabia que, entre os benefícios oferecidos pelas empresas, o de carro corporativo ainda é um dos mais populares e de potencial motivacional e aspiracional para os funcionários? É o que demonstram pesquisas recentes.

Além disso, um estudo da consultoria global Mercer indicou que 78% das 380 organizações consultadas ofereciam um veículo para seus executivos, o que reforça a importância dessa prática como benefício a esse tipo de público interno.

Sabemos que, entre os grandes desafios do RH, está o de atrair e reter talentos, especialmente para altos cargos e para posições estratégicas para a operação do negócio. Portanto, ter sempre carros modernos, com a manutenção em dia, de marcas e modelos valorizados, é algo que pode colaborar para se vencer tal desafio.

No entanto, quando se trabalha exclusivamente com frota própria de veículos, isso pode ser bastante difícil de ser viabilizado. O mesmo não ocorre com a frota terceirizada. Seu parceiro é quem será responsável por garantir que sua empresa tenha sempre veículos modernos e em excelentes condições, o que se tornará um excelente argumento para captar e fidelizar talentos para sua empresa.

Saiba mais sobre alguns pontos essenciais sobre a renovação de frota:

2. Redução de custos, incluindo os relacionados às perdas por depreciação de veículos próprios

O RH é um setor que constantemente é demandado para reduzir gastos – afinal, não é incomum que o centro de custos de maior expressividade financeira seja o relacionado ao setor.

Assim, é importante que o departamento de Recursos Humanos apresente projetos e ideias para reduzir gastos sem afetar negativamente a operação do negócio. Entre essas possibilidades, está a de reduzir custos na terceirização também levando em conta o fator de depreciação da frota.

Um veículo, ao sair da montadora, já está valendo 20% a menos. Assim, quando se tem uma frota formada apenas por carros próprios, lida-se diretamente com uma desvalorização do investimento feito. O mesmo não ocorre com a terceirização, na qual essa perda potencial é suportada pela empresa terceira. 

Descubra outras formas que a terceirização pode ajudar sua empresa a reduzir custos:

3. Decisão alinhada à sustentabilidade

Outra tendência que tem impactado as empresas e gerado demandas ao RH é a da sustentabilidade. Cada vez mais, governo, sociedade e mercado exigem que as empresas assumam práticas mais sustentáveis em sua operação.

E empresas que contam com frotas de veículos estão entre as que são mais demandadas, em razão da emissão de gases de efeito estufa. Nesse cenário, ao optar por terceirizar a frota, sua empresa contará apenas com veículos modernos, que já estão mais alinhados com princípios da sustentabilidade. Outra possibilidade é contratar carros elétricos para sua frota, que agridem menos o meio ambiente. 

Outro ponto a ser considerado é que há empresas de terceirização de frota que desenvolvem ações que ajudam a tornar sua operação ainda mais sustentável. Há parceiros que têm, por exemplo, o selo de Empresa Neutra de Carbono concedido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), que demonstra seu comprometimento ao neutralizar os impactos ambientais – como a queima de combustível fóssil, o consumo de energia elétrica, água e esgoto, além da produção de resíduos sólidos.

As empresas que têm esse selo plantam árvores em número equivalente às retiradas do ambiente para neutralizar os gases emitidos em sua operação. E essa possibilidade é disponibilizada aos clientes da empresa terceirizadora, que podem neutralizar a emissão de carbono da frota terceirizada por meio dessa ação. 

Esse tipo de cuidado é fundamental para a criação de programas de responsabilidade socioambientais consistentes, o que é uma demanda frequente dos departamentos de Recursos Humanos. 

Descubra mais sobre frotas sustentáveis:

4. Melhor comunicação com os motoristas da sua empresa

Ruídos organizacionais, comunicação insuficiente, dificuldade em fazer a informação chegar a quem está fora da sede da empresa: esses são problemas enfrentados cotidianamente por muitos setores de Recursos Humanos. 

Mas você sabia que a terceirização de frota pode ajudar até mesmo nesse aspecto? A descentralização da equipe de condutores não é motivo para que sua empresa não consiga estabelecer uma boa comunicação com eles. 

No modelo de terceirização de gestão da frota, a empresa terá acesso a sistemas de gestão e a tecnologias que ajudarão nessa questão. Por exemplo, recursos de acompanhamento das entregas são instrumentos para que os motoristas informem em tempo real se determinada entrega foi feita ao invés de terem de esperar para fazer essa comunicação apenas quando chegarem na sede. 

Recomendamos também para você:

5. Menos burocracia para a rotina do RH

O RH, ainda hoje, acaba precisando lidar com o estigma de ser um setor burocrático. A verdade é que, sim, esse é um departamento que tem de lidar com muitos documentos, procedimentos e processos burocráticos. Mas também é verdade que o RH é uma área a cada dia mais estratégica para ajudar a garantir o sucesso de qualquer empresa.

Diante disso, quando o RH conta com o apoio de uma empresa de terceirização de frota, muitas das atividades burocráticas relacionadas a veículos e sua operação passam a ser de responsabilidade desse parceiro. Assim, o RH consegue se voltar a estratégias e ações que agreguem mais valor para a empresa.

Descubra mais sobre as questões burocráticas solucionadas com a terceirização de frotas

6. Dados precisos para facilitar a avaliação de desempenho de condutores

Também é tarefa do RH dar suporte ou, em alguns casos, realizar a avaliação de desempenho dos motoristas da empresa. E, ao contar com as ferramentas tecnológicas disponibilizadas por parceiros da terceirização de gestão de frota, essa demanda pode se tornar mais prática, justa e precisa.

Isso porque o RH poderá ter acesso a indicadores de desempenho e a relatórios com dados sobre toda a rotina dos motoristas, o que possibilita que a avaliação de seu trabalho se torne mais assertiva e, inclusive, forneça insights para que o setor realize novos treinamentos baseados nas necessidades de melhoria percebidas na equipe. 

Veja mais sobre esse assunto:

E então, pronto para ter todas essas vantagens da terceirização de frota em sua empresa? Entre em contato com um consultor da Maestro Frotas, empresa especializada na terceirização e gestão de frotas para empresas e comece já a colher os frutos desse tipo de serviço.

Fechar Menu