Transportar cargas envolve cuidados com relação ao peso. Assim, saber qual é a diferença entre peso total e peso por eixo de um caminhão é essencial para garantir a segurança, evitar multas e cumprir as regulamentações do transporte.
Neste artigo, entenda a diferença entre peso total e peso por eixo de um caminhão. Boa leitura!
O que é o peso total de um caminhão?
O peso total de um caminhão, também conhecido como Peso Bruto Total (PBT), é a soma do peso do veículo vazio e da carga transportada. Isso inclui todos os componentes do caminhão, como a carroceria, motor, combustível, passageiros e, claro, a carga que está sendo transportada.
O PBT é um parâmetro importante no transporte rodoviário, já que o exceder pode causar danos às estradas, comprometer a segurança do veículo e resultar em multas.
No Brasil, a regulamentação do peso total dos veículos é estabelecida pela Resolução 210/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com essa norma, o peso total permitido para um caminhão varia de acordo com o tipo de veículo e sua configuração, sendo fundamental que motoristas e transportadoras conheçam os limites para operar de maneira legal e segura.
O que é peso por eixo de um caminhão?
O peso por eixo refere-se ao peso que está sendo distribuído sobre cada eixo do caminhão. Um eixo, no contexto de veículos de transporte, é o conjunto de rodas conectadas por um único sistema que transfere o peso para o solo.
Assim, o peso por eixo é calculado verificando quanto peso está sendo suportado por cada eixo do veículo. Essa medida é relevante, porque o desgaste causado pelas cargas no asfalto depende da distribuição de peso por eixo, e não apenas do peso total do caminhão.
Por isso, existem normas que estabelecem limites de peso por eixo para evitar danos às estradas e garantir a segurança.
Quais são os tipos de eixos?
Os caminhões podem ter diferentes configurações de eixos, variando conforme o tamanho e a capacidade de carga. Veja abaixo.
1. Eixo simples
O eixo simples é composto por um único par de rodas em cada extremidade, geralmente encontrado em caminhões menores.
2. Eixo duplo
Já o eixo duplo é formado por dois pares de rodas, permitindo maior capacidade de carga e melhor distribuição de peso.
3. Eixo tandem
Esse é um conjunto de dois ou mais eixos que trabalham em conjunto, aumentando a capacidade de carga do veículo.
Qual é o limite permitido e como rodar dentro da lei?
O limite de peso por eixo é determinado por regulamentações locais e internacionais. No Brasil, a Resolução 210/06 do Contran especifica os pesos máximos permitidos para cada tipo de eixo e configuração do caminhão.
Eles ariam conforme a quantidade de eixos e o tipo de veículo. Por exemplo, caminhões com eixos simples podem suportar menos peso por eixo comparados aos que possuem eixos duplos ou tandem.
Para rodar dentro da lei, é necessário respeitar os limites estabelecidos para cada tipo de eixo e garantir que a carga esteja bem distribuída. Isso pode ser feito com a ajuda de balanças rodoviárias e de sistemas de controle de carga no próprio caminhão.
Existe uma tolerância de peso?
Sim, existe uma tolerância de peso no Brasil. De acordo com o Contran, é permitida uma tolerância de até 5% sobre o limite de peso por eixo. Essa margem visa acomodar pequenas variações no carregamento e garantir que o transporte não seja penalizado por variações mínimas.
No entanto, isso não se aplica ao peso total do veículo, que deve ser respeitado.
O que a Lei da Balança diz sobre o peso por eixo?
A Lei da Balança, regulamentada pela Resolução 258/07 do Contran, estabelece que todos os caminhões devem passar por postos de pesagem, também conhecidos como balanças rodoviárias, para verificar se estão dentro dos limites permitidos.
Essa fiscalização é essencial para evitar a sobrecarga nos eixos, o que pode resultar em multas, apreensão do veículo e até danos à infraestrutura rodoviária.
Além disso, a lei prevê punições para aqueles que ultrapassarem os limites de peso por eixo, mesmo dentro da tolerância de 5%. Portanto, é essencial que as transportadoras realizem a distribuição correta da carga para evitar penalidades.
Qual é a diferença entre peso total e peso por eixo de um caminhão?
A diferença entre peso total e peso por eixo é que o peso total se refere à soma de todo o peso do veículo e da carga, enquanto o peso por eixo é a medida do quanto de peso está sendo suportado por cada eixo individual do caminhão.
Em termos práticos, o peso total é importante para determinar a capacidade de carga do veículo e assegurar que o caminhão esteja operando dentro dos limites legais de peso.
Já o peso por eixo é importante ara a segurança rodoviária e para preservar a infraestrutura das estradas, já que uma distribuição inadequada de peso pode causar danos ao pavimento e comprometer a estabilidade do veículo.
Como fazer o cálculo do peso por eixo?
Para calcular o peso por eixo de um caminhão, o primeiro passo é determinar o peso total do veículo, que inclui tanto o peso da carga quanto o peso do próprio caminhão, conhecido como peso bruto.
Em seguida, é essencial conhecer a configuração dos eixos, verificando quantos eixos o caminhão possui e qual a capacidade de carga de cada um, uma vez que veículos com mais eixos tendem a distribuir melhor o peso.
Depois, o peso total deve ser dividido entre os eixos, levando em consideração que essa distribuição pode não ser uniforme, já que os eixos traseiros costumam suportar mais peso que os dianteiros.
Além dos cálculos, é preciso garantir que a carga esteja fisicamente bem distribuída no veículo, evitando que o peso se concentre em apenas um eixo. Afinal, isso poderia comprometer a segurança e a conformidade com as regulamentações.
O uso de balanças rodoviárias ajuda a verificar se o peso está bem distribuído entre os eixos. Os sistemas de controle de carga também auxiliam no monitoramento constante do peso por eixo durante o transporte, garantindo que o veículo opere dentro dos limites legais.
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