O insulfilm é um recurso bastante utilizado em veículos particulares e nas frotas. Mas você sabe realmente o que é insulfilm?
Embora essa película automotiva esteja presente no mercado há bastante tempo, é comum que as pessoas tenham dúvida sobre ela. Por exemplo, há quem pense que o insulfilm sirva somente para esconder quem está no veículo.
Neste artigo, tire de vez as suas dúvidas sobre o que é insulfilm. Acompanhe!
O que é insulfilm?
Insulfilm é uma película automotiva aplicada nos vidros dos veículos. Há diversos tipos que escurecem os vidros em diferentes intensidades.
Diante dessa variedade, é fundamental atentar-se ao padrão permitido pela legislação de modo que um acessório de segurança não tenha o efeito inverso, prejudicando a visibilidade do motorista e elevando o risco de acidentes.
Insulfilm e películas automotivas são a mesma coisa?
Assim, Insulfilm é uma marca que produz películas automotivas. No cotidiano, ela passou a ser utilizada pelas pessoas para descrever toda a categoria desse tipo de produto.
Na verdade, esse é mais um exemplo de marcas que acabam se transformando em nome popular de um produto, como ocorre com a esponja de aço e o Bombril.
Para que serve o insulfilm?
Dentre as utilidades do insulfilm, podemos citar:
- segurança e proteção para o condutor;
- privacidade para as pessoas e as cargas dentro do veículo;
- conforto térmico e visual ao motorista;
- proteção contra o desgaste precoce de componentes internos do veículo.
Quais são as vantagens do insulfilm?
Quando a película para vidro automotivo está dentro dos padrões, ela oferece diferentes vantagens. Veja abaixo.
1. Mais segurança
Uma das principais vantagens do insulfilm diz respeito à segurança. A sua presença impede que assaltantes identifiquem quantas pessoas há no veículo e o que está sendo transportado. Isso aumenta a proteção contra roubos, assaltos e sequestros.
2. Mais privacidade
Com a instalação da película automotiva, os vidros ficam mais escuros, dificultando a visibilidade de fora para dentro do veículo. Com isso, há um ganho de privacidade para as pessoas e para o que estiver sendo transportado no interior do veículo.
3. Maior conforto ocular
A claridade em excesso pode gerar maior esforço ocular e cansaço visual ao motorista. Além de prejudicar a condução segura, o profissional pode ter sua visão e atenção prejudicada com a exposição demasiada à iluminação, sobretudo durante o dia.
Isso porque o insulfim bloqueia os raios solares e contribui para manter um nível de luminosidade adequada no interior do veículo.
4. Proteção contra radiação ultravioleta (UV)
A exposição contínua aos raios ultravioletas pode trazer prejuízos tanto para as pessoas quanto para os veículos:
- aumento de risco de câncer de pele;
- danos aos estofados do automóvel;
- desbotamento prematuro das cores dos painéis;
- desgaste de componentes feitos de plástico, fibras sintéticas e outros materiais;
- aceleração no surgimento de rachaduras e manchas no couro;
- perda precoce da vulcanização da cola das borrachas do veículo, levando ao ressecamento.
5. Maior conforto térmico
A película automotiva também ajuda a reduzir o calor excessivo dentro do veículo, mantendo a sensação térmica agradável mesmo com temperaturas mais elevadas. Além do conforto, isso contribui para um uso mais otimizado do ar-condicionado do veículo.
6. Proteção contra o estilhaçamento do vidro
Como o insulfilm é bastante resistente, ele funciona como um reforço extra para os vidros do veículo.
Assim, em situações como envolvimento em acidente, tal película ajudará a impedir que o vidro estilhace e cause ferimentos em quem estiver no carro.
7. Estética aprimorada
A película automotiva também contribui para o aspecto estético do veículo, ajudando a melhorar sua aparência com um acessório de segurança moderno e clean.
Quais são as normas para o uso de insulfilm?
Agora que você já sabe o que é insulfilm e quais as suas vantagens, o próximo passo é conhecer os modelos disponíveis no mercado e buscar orçamentos.
Mas, antes disso, é fundamental conhecer as legislações que regem a sua instalação e uso, a fim de optar por aquela que ofereça o melhor custo-benefício e, claro, esteja em conformidade com a lei.
Afinal, se não cumprir as normativas, é possível que haja penalizações como:
- multa;
- perda de pontos na CNH do condutor;
- retenção do veículo até a regularização do problema.
Por tudo isso, é indispensável conhecer a legislação brasileira sobre esse tema. Confira, a seguir, as principais diretrizes presentes na Resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
- Respeite o nível de transmissão luminosa mínima, que não pode ser inferior a 70% no para-brisa e nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para as demais, ele precisa ser de, pelo menos, 28%.
- Utilize vidros laminados no para-brisa e opções temperadas ou laminadas nas laterais e na traseira do veículo.
- Não faça uso películas refletivas nos espaços envidraçados do carro.
- Não tenha bolhas na película em área crítica de visão do motorista e naquelas que sejam indispensáveis à condução do veículo.
O conteúdo foi útil para você? Então, siga acompanhando o blog da Maestro Frotas!