Como dimensionar uma frota de tratores e implementos?

Como dimensionar uma frota de tratores e implementos?

As máquinas agrícolas são ferramentas primordiais para quem trabalha no campo. Elas precisam estar a postos e em boas condições de uso para que todas as etapas da safra possam ser cumpridas com eficiência. Para que isso aconteça, o dimensionamento da frota de tratores e implementos precisa ser muito bem planejado, já que está diretamente ligado aos gastos e à lucratividade que o produtor ou a empresa agrícola irá possuir.

Erros no dimensionamento dessa frota podem trazer prejuízos financeiros e resultar em custos excessivos ou lucratividade reduzida no campo, fatores que podem prejudicar uma safra inteira e afetar a saúde financeira do gestor de forma grave e, em alguns casos, irreversível.

Mas você sabe como dimensionar uma frota de tratores e implementos? Nesse post nós te explicamos a importância desse processo e trazemos alguns passos que podem ser aplicados para garantir um dimensionamento correto e eficaz.

A importância de dimensionar corretamente uma frota de máquinas agrícolas

O setor agrícola é um dos mais lucrativos, mas também mais arriscados que existem. Isso porque, a cada safra, os produtores estão sujeitos a adversidades climáticas e outros imprevistos, como a presença de pragas e doenças nas lavouras.

Por conta disso, o planejamento em todas as etapas produtivas é fundamental para atingir a excelência e contornar problemas que possam surgir durante os processos.

Nesse contexto, saber dimensionar uma frota de tratores e implementos é um passo crucial, já que as máquinas agrícolas estão no centro de todas as operações e, em algumas culturas, podem representar até 40% dos custos da produção.

Se o dimensionamento for feito de forma correta, portanto, o uso dos equipamentos será potencializado e irá contribuir para uma excelente produtividade e lucratividade da lavoura.

Por outro lado, se a frota for subdimensionada, a sobrecarga nos equipamentos pode gerar falhas mecânicas e aumentar o custo com manutenção. Já se for superdimensionada, irá gerar ociosidade dos equipamentos e, consequentemente, aumento nos gastos.

Passo a passo para dimensionar uma frota de tratores e implementos

O primeiro passo para dimensionar corretamente sua frota de máquinas agrícolas é fazer uma análise operacional, que consiste em mapear o sistema de produção da propriedade. Esse sistema, por sua vez, nada mais é do que um cronograma de todas as atividades que precisam ser realizadas ao longo da safra, e que irão viabilizar o bom desenvolvimento das lavouras.

O sistema de produção irá esquematizar as tarefas que vêm pela frente e o tempo que cada uma irá levar ao longo do ano, e servirá para determinar três pontos fundamentais: o tempo disponível para cada operação, o ritmo operacional (RO) necessário e a estimativa do número de conjuntos (NC).

  • Tempo disponível para cada operação: vai depender das condições climáticas e do solo onde as plantas estão sendo cultivadas. Para calculá-lo, é preciso considerar os dias úteis da safra, bem como domingos e feriados, duração da jornada de trabalho e possíveis períodos impróprios para as atividades – como dias de muita chuva, vento ou umidade por exemplo.
  • Ritmo operacional: o ritmo operacional, ou RO, é definido com base no tempo disponível para cada operação que foi calculado, e representa o período real que as atividades vão levar para serem concluídas.
  • Número de conjuntos: a estimativa do número de conjuntos, ou NC, por sua vez, é calculada dividindo o ritmo operacional calculado pela capacidade de trabalho das máquinas, e é ele que vai definir a dimensão da frota de tratores e implementos que será necessária.

Definição das máquinas necessárias

Após a finalização do passo a passo para dimensionar uma frota de tratores e implementos, chega enfim o momento de selecionar as máquinas agrícolas que serão utilizadas durante a safra.

Essa fase do planejamento deve considerar as características técnicas das máquinas que serão necessárias e a capacidade delas de realizar todas as tarefas que precisam ser cumpridas.

A avaliação dos aspectos do maquinário, junto com o número de conjuntos que se encontrou na etapa anterior, vão dizer ao produtor o tamanho da frota que será necessária, ou seja, o dimensionamento do qual estamos falando.

Contar com uma técnica para chegar à resposta que se está buscando deixa o processo muito mais tranquilo, né!? A Maestro Frotas é especializada em gerir esse e outros aspectos de frotas agrícolas. Para saber como nós podemos te ajudar a dimensionar uma frota de tratores e implementos e otimizar outros processos da sua produção, acesse nosso site e converse com nossos especialistas.

Fechar Menu