Como fugir dos fretes terceirizados e seus altos custos?

Como fugir dos fretes terceirizados e seus altos custos?

O Brasil enfrentou recentemente uma grande greve de caminhoneiros, que causou uma turbulência no país, arrasando a cadeia produtiva de vários setores da economia e o abastecimento de combustível. Nem mesmo os caminhoneiros, líderes sindicais e empresários esperavam a repercussão que essa paralisação tomou. A greve teve como estopim o aumento consecutivo no preço do diesel, devido à escalada do preço do barril de petróleo no mercado internacional e à alta do dólar, o que gerou uma série de problemas setoriais – bastante evidentes para as empresas que costumam contratar fretes terceirizados.

A paralisação colocou em xeque a política de preço da Petrobras, o modelo de exploração do petróleo e as limitações logísticas do transporte no país.

Embora a greve tenha abalado o setor do transporte, sobretudo no segmento de fretes terceirizados, há sempre uma solução para que esse problema seja elucidado.

A seguir, confira algumas dicas de como fugir dos fretes terceirizados e seus altos custos.

Verifique os custos específicos com transporte e fretes terceirizados

Na hora de fazer a conta geral das empresas, muitas delas enxergam os custos logísticos como um todo, porém, é relevante separar os de transporte dos custos de outro setor do negócio.

Para que você reduza consideravelmente os custos da sua organização com fretes terceirizados e, consecutivamente, consiga pagar fretes mais baratos, é necessário saber para onde o dinheiro está indo. É preciso avaliar o histórico e o custo de cada operação para, dessa forma, identificar onde seu dinheiro está sendo drenado e como escolher melhor uma transportadora.

Muitas vezes, essa análise pode suscitar uma reavaliação dos contratos com antigos transportadores, melhoras em processos internos ou mesmo a alteração do esquema logístico da organização.

Busque qualidade na entrega

Ter qualidade na hora da entrega é mais do que essencial. Por isso, é necessário ficar atento se ela está sendo transportada da melhor forma possível, principalmente pelo fato de que alguns produtos exigem cuidados especiais.

Vale ressaltar que muitas empresas não têm um volume alto de mercadorias para fechar a locação de um veículo de transportadora. Se esse for seu caso, você tem a opção de contratar a carga fracionada, na qual o frete é calculado conforme o volume das remessas e o produto é transportado com itens de outras empresas. Isso faz com que se mantenha a qualidade da entrega do seu produto ao cliente, mas com um melhor custo-benefício.

No entanto, é preciso ter garantias de que o produto será entregue nas mesmas especificações que ele foi postado e no prazo acordado, pois estará em jogo a reputação da sua organização e não da transportadora.

Terceirize sua frota

Ter uma frota própria para o sistema logístico de sua empresa pode dar muito trabalho e demandar altos investimentos. Por isso, para muitas empresas, a terceirização de veículos é uma escolha mais atrativa.

Ter a opção de veículos próprios para pequenas entregas com distâncias curtas pode até ajudar, porém, em entregas maiores e distantes, é mais eficaz alugar veículos para que o produto seja entregue com mais agilidade, qualidade e de forma mais estratégica.

A terceirização vai ajudar a sua empresa a diminuir gastos operacionais, como depreciação da frota, dos pneus, custos com combustível e outros que envolvem o transporte de cargas. Com foco total no negócio, a terceirização da frota permite que os proprietários de empresas dediquem mais seu tempo para melhorar seus produtos e serviços e otimizar os processos, sem ter que se preocupar com a manutenção dos veículos.

Com a equipe focada nos processos da organização, a produtividade tende a aumentar, assim como os resultados financeiros. Além disso, com menor esforço administrativo, você poderá ter menos funcionários, impostos, treinamentos e benefícios a pagar. Por isso, terceirizar uma frota de veículos vai ajudá-lo a manter uma estrutura enxuta e a diminuir esforços e custos administrativos. O resultado é mais competitividade e crescimento para o seu negócio.

E você, gostou das dicas de como fugir de fretes terceirizados e seus altos custos? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Fechar Menu